Ao longo de quase 30 anos de existência o CEI (Centro de Educação Infantil) Lindalva Silva Basseto, localizado no conjunto Semirames 1 (zona norte de Londrina), vem atendendo crianças de até quatro anos de idade, oferecendo cuidados básicos e atividades lúdicas e pedagógicas. Neste início do ano, com o aumento de 17 alunos matriculados, 72 no total, a equipe do CEI iniciou uma campanha para arrecadar brinquedos e também recursos para a manutenção do espaço do parquinho.

Faltam brinquedos e manutenção do espaço que deveria ser para as crianças
Faltam brinquedos e manutenção do espaço que deveria ser para as crianças | Foto: Gustavo Carneiro - Grupo Folha

A iniciativa é das professoras Karen Renta Mazzer Petrolini e Karine Fernanda Mazzer da Silva, que são irmãs. “Só no berçário tem 24 crianças, e não há brinquedos suficientes para todas”, explica Karen, que é pedagoga.

Ao caminhar no espaço que seria o parque é fácil perceber que falta quase tudo: não há brinquedos e o único balanço não está em condições de uso, por falta de manutenção. Apesar do espaço não contribuir muito, as professoras desenvolvem atividades paralelas que não necessitem de brincadeiras ao ar livre. “Nós construímos o próprio cenário para apresentar teatro, tudo aqui é utilizado para proporcionar atividades para as crianças”, diz Karine.

Imagem ilustrativa da imagem Creche Lindalva Basseto pede doações para parquinho
| Foto: Gustavo Carneiro - Grupo Folha

Uma igreja da região doou materiais e mão de obra para o parquinho, porém em janeiro ladrões entraram no CEI e levaram algumas das ferramentas de trabalho, comprometendo o andamento do serviço. “Nós temos uma demanda muito grande aqui, por isso cada ajuda é aceita”, afirma a diretora do centro infantil, Janaína Padilha.

A creche, uma instituição filantrópica, recebe recursos municipais para pagamento de funcionários, água, luz e telefone, enquanto a verba para outras necessidades depende de doações e campanhas. “De uns anos pra cá a corrupção acabou amedrontando os empresários, que passaram a descreditar dos bons”, lamenta Douglas Garcia presidente da instituição mantenedora do CEI.

SERVIÇO - O CEI Lindalva da Silva Basseto fica na rua Maria Sinopoli Francovig 53, conjunto Semirames 1. Quem puder ajudar pode entrar em contato pelo fone (43) 3334-3840 ou pelo Whatsapp (43) 98443-1930