O prefeito de Apucarana (Centro-Norte), Júnior da Femac, anunciou o adiamento da agenda de shows musicais previstos dentro da programação festiva ao aniversário de 78 anos do município, que teria como atração principal o cantor Leonardo. A medida, que visa preservar a saúde da população diante do avanço do número de casos da Covid-19, sobretudo devido o surgimento da variante ômicron, e também dos casos da gripe H3N2, foi confirmada em “live” através da rede social oficial da prefeitura,na sexta-feira (7). O aniversário do município é comemorado no dia 28 de janeiro.

Imagem ilustrativa da imagem Covid e H3N2 fazem Apucarana adiar agenda de shows de aniversário
| Foto: Divulgação - Prefeitura de Apucarana

“Após reuniões ao longo da semana com a comissão de saúde, analisamos de forma técnica a velocidade com que a curva de contaminação voltou a subir, bem como o índice de transmissibilidade desta nova variante, que felizmente até o momento tem gerado apenas sintomas leves, sobretudo devido a eficácia da vacina, e diante do quadro verificado chegamos à decisão de que é inviável a realização da agenda de shows, ainda mais se tratando do cantor Leonardo, que tem um potencial de atrair mais de 30 mil pessoas”, disse o prefeito, que estava acompanhado do vice-prefeito Paulo Sérgio Vital e do secretário de Saúde, Emído Bachiega.

O prefeito reforçou que não se trata de um cancelamento, mas de adiar os evento. “Assim que tivermos condições sanitárias, vamos realizar a agenda”, disse.

O secretário de Saúde de Apucarana, Emídio Bachiega, frisa que a decisão de não realizar os shows de aniversário também preserva a capacidade de atendimento da rede municipal de saúde. “Todos que por ventura possam vir a se contaminar têm o direito de passar pelo médico, de ser medicado e ter o devido acompanhamento, por isto esta decisão (de adiar) é bastante importante e positiva, e também beneficia o trabalho dos profissionais da saúde”, comentou.

AGENDA RELIGIOSA

Além dos shows, os festejos dos 78 anos de Apucarana não irão contar com barracas de alimentação e parquinhos. “Estão mantidas as inaugurações de obras, a agenda religiosa onde estamos programando a realização de 78 cultos e missas em louvor ao aniversário da cidade, bem como a agenda esportiva, que terá além da nossa tradicional prova pedestre 28 de Janeiro, provas de Kart Cross, MotoCross, duatlhon, entre outras modalidades”, relata o prefeito Júnior da Femac.

PROVA PEDESTRE

Com mais de 2 mil atletas já inscritos, a 59ª Prova Pedestre XVIII de Janeiro será realizada seguindo os protocolos de saúde nos moldes da Corrida Internacional São Silvestre. “Todos os participantes, por exemplo, devem comprovar estarem com o ciclo vacinal completo contra a Covid-19. Na concentração para a largada, todos devem permanecer de máscara, retirando somente após a dispersão”, comentou o prefeito. O público que for acompanhar a prova de rua também deverá estar obrigatoriamente usando máscara.

A programação oficial dos 78 anos de Apucarana está sendo finalizada pela comissão organizadora e deve ser anunciada oficialmente em detalhes já no início da próxima semana. (Com informações da Prefeitura de Apucarana)

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1