Duas mortes e mais 3.122 casos de Covid foram confirmados neste domingo (9) pela Sesa (Secretaria de Estado da Saúde). Os óbitos ocorreram no dia 08 de janeiro. Trata-se de uma mulher de 72 que morava em Colorado e um homem de 64 anos, de Santo Antônio do Sudoeste.

Imagem ilustrativa da imagem Covid-19: Sesa confirma mais duas mortes e 3.122 casos
| Foto: Divulgação/AEN

Das novas confirmações, 2.972 foram registradas nestes primeiros dias de janeiro de 2022. O restante se refere aos meses anteriores. Neste momento, 54 pacientes estão internados com diagnóstico confirmado de Covid, em leitos SUS (18 em UTI e 36 em leitos clínicos/enfermaria) e nenhum em leitos da rede particular. Há outros 588 pacientes internados, 206 em leitos UTI e 382 em enfermaria, que aguardam resultados de exames. Eles estão em leitos da rede pública e particular e são considerados casos suspeitos de infecção pelo Sars-CoV-2.

Os dados acumulados do monitoramento da Covid mostram que o Paraná soma 1.622.372 casos confirmados e 40.689 mortos pela doença.

MONITORAMENTO

A Sesa informou que está monitorando a situação epidemiológica do Paraná e o crescimento no número de casos diários divulgados pela pasta e afirma que, neste momento, o aumento está diretamente ligado com a maior circulação de pessoas em todo o Estado, devido às festividades de fim de ano.

O órgão também cita que o atraso no envio de amostras para os laboratórios credenciados do Estado como o Lacen/PR (Laboratório Central do Paraná) e IBMP (Instituto de Biologia Molecular do Paraná) na última semana, também relacionado com os recessos e feriados.

A secretaria reforça que as medidas de prevenção como uso de máscaras, lavagem das mãos e uso do álcool em gel permanecem sendo necessárias, juntamente com a continuidade da vacinação contra a Covid-19.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.