Imagem ilustrativa da imagem Covid-19: GM de Londrina atende mil ocorrências por mês
| Foto: Arquivo SMDS/Bruno Amaral

A secretaria municipal de Defesa Social completa nesta segunda-feira (22) um ano à frente da fiscalização das medidas estabelecidas pelos decretos municipais para combater a pandemia da Covid-19 em Londrina. Dados do setor de estatística da Guarda Municipal apontam que até as 6h30 desta segunda-feira (22) foram registradas 12.5290 denúncias pelo telefone 153. O número de denúncias via WhatsApp ficou em 1.352 no período.

Do número total de chamadas recebidas, 10.356 foram atendidas pelas equipes da Guarda Municipal e 2.173 foram encaminhadas aos demais órgãos responsáveis pela fiscalização. Em 2021, até o momento foram contabilizadas 2.169 denúncias.

“Estamos nas ruas todos os dias, durante os últimos 12 meses. Atendemos em média um pouco mais de mil ocorrências por mês, paralelamente às demais atribuições que temos, como é o caso dos cuidados para com os bens públicos municipais", explica o secretário de Defesa Social, Pedro Ramos. "É importante que a população entenda a gravidade do momento que estamos passando e nos ajude, dentro do possível, colaborando para evitar a proliferação do vírus.”

AGLOMERAÇÃO

As ações de fiscalização em estabelecimentos comerciais, bares, lanchonetes, aglomeração em vias públicas, eventos, entre outras irregularidades resultaram na lavratura de 2.601 termos de constatação pela GM. Do total de termos, 526 foram feitos para pessoas flagradas sem ou utilizando a máscara de proteção de forma incorreta. Até o momento foram registrados 47 encaminhamentos para delegacia em decorrência das fiscalizações em geral.

A Guarda Municipal participou de 76 ações em conjunto com as secretarias municipais de Fazenda e de Saúde (Vigilância Sanitária), Procon, Polícia Militar, entre outros órgãos públicos para fiscalizar as medidas dos decretos.

O setor de Estatística da GM registrou 140 casos de festas, eventos ou situações que foram flagradas com aglomeração com público acima de 25 pessoas. Foram 37 flagrantes na zona sul, 26 na região norte, 25 no centro, 23 na zona leste, 23 na zona oeste e seis na zona rural. A quantidade aproximada de pessoas é de 14.655, com média de 104,6. As aglomerações foram registradas na barragem do lago Igapó, Zerão, entre outras áreas de lazer; em bares, boates, chácaras, residências, vias públicas, campos de futebol entre outros locais.

EMERGÊNCIAS

A Secretaria Municipal de Defesa Social informa que o atendimento às demais chamadas de emergência como por exemplo a Patrulha Maria da Penha, ronda preventiva pelos prédios públicos da Prefeitura entre outras atividades, estão acontecendo em paralelo. Em 2020 a central registrou o recebimento de 30.511 chamadas na central 153 e 199 da Defesa Civil. O total de boletins de ocorrência no período foi de 10.308. (Com informações do N.Com)

SERVIÇO - Denúncias à Guarda Municipal podem ser feitas telefone 153 ou pelo WhatsApp 9-9995-0272.

Receba nossas notícias direto no seu celular. Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1