A Justiça do Trabalho determinou a instalação de portas giratórias com detector de metal e a contratação de seguranças para as agências da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) que funcionam como correspondente bancário no Paraná. A decisão, em caráter liminar, foi emitida a pedido do Ministério Público (MP) do Trabalho, que denunciou a falta de segurança nos pontos do Banco Postal que funcionam dentro das agências dos Correios. A ECT informou que deve recorrer da decisão.
Para o secretário geral do Sindicato dos Trabalhadores nos Correios do Paraná
(Sintcom-PR), Nilson Rodrigues dos Santos, a liminar foi uma "vitória parcial da categoria". "Nossa reivindicação era de que fossem instaladas portas giratórias com detector de metal em todas as agências", reclamou. Pela decisão do juiz James Josef Szpatowski, da 13ª Vara do Trabalho de Curitiba, estão previstas a instalação das portas em agências de alto e médio risco e também naquelas que são o único agente bancário na cidade ou que já tenham sofrido furto ou roubo.
Já para as agências de pequeno porte, a Justiça determinou a contratação de seguranças para atuar entre os dias 28 e 5, todos os meses. "Isso pode ser ainda pior para os funcionários porque, sem a porta giratória, o ladrão pode entrar na agência e render o vigilante", avaliou. Segundo o Sintcom-PR, o número de assaltos a agências dos Correios cresceu 616% entre 2003 e 2007.
Para Santos, a falta de segurança nas agências tem sido um forte de risco para os funcionários. "Muitos acabam desenvolvendo síndrome de pânico e depressão por conta da experiência de passar por um assalto", explicou. É o caso de um funcionário da agência dos Correios em Terra Boa (46 km ao norte de Campo Mourão), que já foi vítima de dois assaltos. "Fico apreensivo porque nunca se sabe quando vai acontecer de novo", contou.
Segundo o funcionário, que não quis se identificar, a empresa dá orientações sobre como proceder em caso de assalto. "O importante é pensar no coletivo, não reagir", disse. Ele espera que a construção da Câmara Municipal ao lado da agência possa aumentar a segurança no local. "Mas por enquanto a gente sempre se assusta quando alguém entra rápido demais na agência ou fala mais alto", relatou.
"A eficiência da porta giratória na prevenção de assaltos já foi comprovada", afirmou Santos. Segundo o sindicalistas, há seis agências dos Correios no Paraná que já contam com o dispositivo. "Na agência da Avenida das Torres, que era assaltada quase toda semana, os ladrões simplesmente sumiram", contou.
O MP avalia agora a apresentação de uma ação semelhante em relação às casas lotéricas, que funcionam como correspondentes bancários da Caixa Econômica e do Banco do Brasil.

mockup