Ainda na "ressaca" da folia de Carnaval, uma das maiores do Estado, Cornélio Procópio comemora nesta quinta-feira (15), 86 anos de história. O município de 45.206 habitantes, o mais populoso do Norte Pioneiro, se consolidou como referência no ensino superior e na saúde para todos os 45 municípios da região.

A programação para celebrar a data começou pela manhã, com uma solenidade cívica e bênção da comunidade em frente à Prefeitura. Às 15 horas haverá show de pagode na Praça Brasil, com distribuição de bolo e refrigerante. Por fim, está marcada para às 19h uma missa de ação de graças na Catedral.

EDUCAÇÃO

O campus da UENP (Universidade Estadual do Norte do Paraná) e da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), além de uma unidade do IFPR (Instituto Federal do Paraná) são pilares na formação de profissionais, consolidando a cidade como um polo educacional. Especificamente nas áreas de agronomia e tecnologia, essas instituições se destacam ao oferecerem cursos de alta qualidade, promovendo a pesquisa e a inovação.

A presença dessas universidades e instituto federal também atrai estudantes de diversas regiões, o que ajuda a enriquecer a diversidade cultural da cidade. Essa troca de experiências e conhecimentos cria um ambiente propício para a formação de "cabeças pensantes", capazes impulsionar o progresso em diversas áreas.

SAÚDE

Já na área da saúde, o destaque é a inauguração do Hospital Regional, ocorrida em dezembro do ano passado. A unidade, uma antiga reivindicação dos moradores de toda a região, começou a ser construída em 2012. O hospital é referência para 230 mil pessoas.

A construção do hospital, que ocupa uma área de 6,7 mil metros quadrados, foi realizada por meio de um convênio com a prefeitura e o governo federal, que repassou R$ 12 milhões ao município para a obra. A unidade conta com 118 leitos, sendo 87 deles de internação e 31 leitos de apoio, divididos entre UTI adulto, Unidade de Internação Pediátrica, Centro Cirúrgico e Pronto Atendimento.

Na inauguração, o prefeito de Cornélio Procópio, Amin José Hannouche, disse que o hospital era uma demanda antiga dos moradores da cidade. “É um sonho que começou há mais de dez anos, que foi construído a muitas mãos, e hoje se torna realidade. O Governo do Estado foi muito sensível em investir neste hospital para se tornar uma referência na região, podendo atender toda demanda de procedimentos de baixa e média complexidade de Cornélio Procópio”, afirmou em entrevista à Agência Estadual de Notícias.

O município também é estratégico para atendimento da população paranaense com os principais serviços do Estado, entre eles, as regionais de Educação e Saúde, 18º Batalhão da Polícia Militar, 11º Subdivisão Policial, Corpo de Bombeiros e Detran.