Cornélio faz melhorias em bairros
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 08 de julho de 1998
Luciane Tonon 
A Prefeitura de Cornélio Procópio iniciou esta semana a terceira fase do Programa Cidade Limpa, que prevê a realização de limpeza nos bairros. As obras incluem desde poda de árvores até recape de asfalto. Ao todo, 49 bairros serão beneficiados. A Vila Popular, que tem cerca de mil famílias, é o primeiro bairro a sediar a operação.
O programa foi lançado no ano passado com um trabalho de conscientização sobre lixo reciclável feito nas escolas. A segunda fase inclui a reinauguração da usina de lixo que estava parada desde 1989. Agora esta fase realmente vai mudar a aparência da cidade, disse o prefeito José Antônio Otoni da Fonseca (PMDB).
Segundo ele, dias antes do programa chegar aos bairros os moradores são avisados para fazer uma limpeza nos quintais e colocar os entulhos na rua. Não é só o resgate das vias públicas, mas uma ação também de combate à dengue e proliferação de moscas, salientou o prefeito.
Antes de iniciar a operação, uma equipe técnica faz um levantamento das maiores necessidades dos bairros e é feito um cronograma de obras. Procuramos trabalhar em sequência, começando pela poda de árvores. Depois uma equipe chamada mata-mato passa veneno e em seguida passamos para a operação tapa-buraco, recuperação de meio-fio, limpeza da galerias e bueiros, limpeza geral e varreção, explicou o diretor do departamento de obras da prefeitura, Osvaldo Ribeiro Filho.
Ele informou ainda que a equipe só sai do bairro depois que todas as obras estiverem prontas. Assim evita-se que uma obra fique inacabada. Ribeiro não tem previsão de quanto tempo a operação vai durar em cada bairro.
As ruas estavam intransitáveis com os buracos e bueiros entupidos. Concentrando as obras bairro por bairro, todo mundo vai ficar satisfeito, disse a inspetora de colégio Anésia Milanês, 50 anos. Eu achei ótima idéia, principalmente porque estão colhendo o lixo das casas, comentou a professora Elvira Peres de Oliveira, 59 anos.
A limpeza da Vila Popular deverá durar 15 dias e em seguida a equipe irá para o Conjunto Habitacional Victor Dantas. Para a operação foram mobilizados 35 funcionários vinculados à Autarquia Municipal de Obras e Serviços e Secretaria de Obras e Serviços Urbanos.


