O Coral Popular da UENP (Universidade Estadual do Norte do Paraná) retomou as atividades na quinta-feira (18), no Campus de Jacarezinho (Norte Pioneiro). Na segunda-feira (22), será a vez do grupo do Campus de Cornélio Procópio retornar aos ensaios. Já na quarta (24), as aulas serão retomadas no Campus Luiz Meneghel, de Bandeirantes.

Vinculado ao Programa de Desenvolvimento da Região Norte do Paraná, o projeto de extensão oferece a oportunidade tanto para a comunidade interna quanto externa da universidade de aprender técnicas vocais, além de vivências em performance artística, senso de coletividade e desenvolvimento de habilidades sociais.

De acordo com o coordenador da iniciativa, Lucas Marin, o Coral Popular da UENP pretende, ainda, promover a manutenção e difusão das manifestações e experiências étnico-municipais das camadas populares da região. “Aproveitamos para convidar todos interessados para participarem do projeto. Lembrando que não é obrigatório ter formação musical. O que mais importa para nós é a vontade de participar e a disponibilidade para ensaios e apresentações”, observa.

AGENDA DE EVENTOS

Ao longo do ano, o Coral participará da agenda de eventos culturais e institucionais da UENP. Além disso, neste ano, haverá novidades para os participantes. Segundo Lucas Marin, o projeto contará com um laboratório, onde os alunos terão aulas teóricas de música, como percepção e solfejo. “Buscaremos nos unir a grupos instrumentais e vocais da nossa região para futuras apresentações. A intenção é que o nosso Coral seja um grupo receptivo e de forte interação com demais artistas de diferentes linguagens e estilos musicais”, enfatiza Marin.

No ano passado, o Coral Popular da UENP realizou várias atividades nos três campi, mas também participou de eventos fora da Universidade. A primeira apresentação do grupo foi no IX Encontro de Integração, realizado no Campus Luiz Meneghel. Depois, os coralistas se apresentaram na Cantata de Natal do curso de Direito, no aniversário do supermercado Molini’s Mais e na confraternização do Núcleo Regional de Educação de Jacarezinho.

Encontros semanais

Quinta-feira, às 17h30

Auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA)

Campus de Jacarezinho

Quarta-feira, às 16h

Auditório do Centro de Ciências Biológicas (CCB)

Campus Luiz Meneghel, em Bandeirantes

Segunda-feira, às 16h

Sala 4 – Centro de Letras, Comunicação e Artes (CLCA)

Campus de Cornélio Procópio

(Com informações da UENP)