Dimitri do Valle
De Curitiba
O presidente da Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel), Ingo Hubert, anunciou ontem em Curitiba o plano para evitar que o Estado sofra blecautes provocados pelo Bug do Milênio durante a passagem para o ano novo. A empresa investiu desde 1996 cerca de R$ 4 milhões na adequação de 47 mil programas de computador. Eles serão capazes de processar datas com valores superiores a 31 de dezembro de 1999. O objetivo é evitar que o sistema de informática da Copel entre em pane e afete a produção e distribuição de energia. As chances de problemas são consideradas remotas.
‘‘Temos uma verdadeira operação de guerra montada para a virada de ano’’, disse Hubert. No dia 13 deste mês, a Copel participa de uma simulação nacional contra o Bug. Em dois testes promovidos pela empresa em âmbito estadual nos meses de abril e junho deste ano, não foram detectadas falhas no sistema. Além da virada de ano, a Copel mantêm o esquema especial contra os problemas em seus computadores para o dia 29 de fevereiro. O mês só terá esta quantidade de dias porque 2000 é ano bisexto.
Para o coordenador do programa interno de adaptação ao Bug 2000, Roberto Rathunde, a probabilidade da ocorrência de problemas em fevereiro é menor do que a do dia 1º de janeiro. O coordenador esclareceu que era preciso desmitificar outro boato sobre o Bug. No caso da paralisação dos computadores de uma usina hidrelétrica, por exemplo, a produção de energia poderá prosseguir. Rathunde explicou que as subestações continuarão a receber a energia, já que a usina poderá ser operada manualmente.
A Copel não dispõe de percentuais capazes de medir os riscos de um apagão causado pelo Bug. O presidente da estatal, Ingo Hubert, menciona que estatísticas internacionais apontam que a chance de problemas estruturais é de apenas 0,5%. No entanto, esta previsão é levado a sério pela direção da companhia energética. ‘‘Não podemos garantir 100% pois alguma coisa pode dar errado apesar de toda a operação que está sendo montada’’, afirmou Hubert.
Entre as medidas que serão adotadas estão o cancelamento das férias de técnicos e gerentes entre 21 de dezembro e 10 de janeiro. Haverá reforço no plantão. A Copel suspendeu também a instalação de novos softwares no período que compreende os 30 dias anteriores e os 30 dias posteriores a virada do ano.

mockup