Ter um bichinho de estimação é tudo de bom. Mas, você sabia que além disso, essa relação também pode ser benéfica para a sua saúde mental? Isso porque a forte ligação entre humanos e animais de estimação pode proporcionar diferentes impactos positivos no âmbito emocional.

Estudo do Habri (Human Animal Bond Research Institute) nos Estados Unidos, revelou que 74% dos tutores de animais relataram melhorias significativas em sua saúde mental, atribuídas à estreita relação com seus pets, seja gato ou cachorro.

“Isso acontece porque o contato com os animais ativa o sistema límbico dos seres humanos, o que resulta na liberação de endorfinas, que geram a sensação de tranquilidade e bem-estar”, afirma Lígia Kaori Matsumoto, psicóloga do Hospital Dia M’Boi Mirim I, gerenciado pelo Cejam (Centro de Estudos e Pesquisas “Dr. João Amorim”) em parceria com a secretaria municipal da Saúde de São Paulo.

Além disso, a presença de um bichinho pode mitigar significativamente as chances do desenvolvimento de problemas como depressão, ansiedade, sensação de solidão e estresse. Essa relação também promove o aumento da autoestima e estimula as interações sociais entre as pessoas.

“Em adultos, a interação é comprovadamente uma fonte de estímulo para a organização da rotina e a adoção de hábitos diários. E, devido à necessidade de atividade física dos animais, eles podem servir de incentivo para que seus donos também se exercitem, mantendo-se assim mais ativos e saudáveis no aspecto físico”, complementa a profissional.

Para o físico humano, esses benefícios ainda podem se estender na redução da pressão sanguínea, do colesterol e dos níveis de triglicérides, auxiliando na prevenção de doenças cardiovasculares, segundo estudos do Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) e do Instituto Nacional de Saúde (NIH), nos Estados Unidos.

LEIA TAMBÉM:

= Menina com TEA consegue direito de ficar com animal de suporte em hospital

DESDE A INFÂNCIA

E não para por aí! Os benefícios dessa conexão se tornam ainda mais evidentes quando nutrida desde a infância. Uma pesquisa publicada no periódico americano Human-Animal Interactions afirma que aqueles que mantêm contato com animais, desde crianças, têm mais chances de desenvolverem sentimentos de empatia e compaixão.

"O contato dos pequenos com animais de estimação é altamente benéfico para seu desenvolvimento. Estar na presença de um bichinho pode ensinar a eles noções vitais de convivência, respeito, cuidado, responsabilidade, pertencimento e autonomia, princípios que ecoam em diferentes fases da vida”, explica Lígia.

Apesar de todos os benefícios da interação humana e pet, é fundamental lembrar que a decisão de adotar um animal de estimação é um compromisso sério. "É essencial realizar uma avaliação sincera considerando diversos fatores, como sua rotina, espaço, disponibilidade de tempo e recursos financeiros e emocionais para cuidar do animal. Apesar de ser uma experiência maravilhosa, nem todas as pessoas estão prontas ou em um momento adequado de suas vidas para assumir essa responsabilidade”, alerta a psicóloga.

CEJAM

O Centro de Estudos e Pesquisas “Dr. João Amorim” é uma entidade filantrópica e sem fins lucrativos. Fundada em 1991, a Instituição atua em parceria com prefeituras locais, nas regiões onde atua, ou com o governo do Estado, no gerenciamento de serviços e programas de saúde.

(Com informações da Cejam)