A Prefeitura de Londrina espera uma posição da Polícia Federal (PF) para renovar o porte de arma dos guardas municipais. Firmado em 2015, o convênio entre os dois órgãos terminou na terça-feira passada, dia 29 de setembro. O novo acordo, se for concretizado, prevê a parceria pelos próximos cinco anos.

Imagem ilustrativa da imagem Convênio termina e prefeitura aguarda PF para renovar porte de arma de guardas
| Foto: Saulo Ohara-4/12/2015

Segundo o secretário de Defesa Social, Pedro Ramos, todos os agentes que foram habilitados nos exames psicológicos estão com o porte vigente. Por questões de segurança, o número total de servidores credenciados não foi revelado. A emissão do porte de arma é de competência da Secretaria de Defesa Social, mas é a PF a responsável pela fiscalização.

"Dentro do prazo estabelecido, entregamos todas as documentações. Não sei se vão contestar algum ponto. Enquanto aguardo respostas, não posso emitir nada. Se algum guarda estiver com essa habilitação vencida e precisar renovar, não será possível porque estamos sem o convênio", ponderou Ramos.

A assessoria de imprensa da PF mandou a seguinte nota: "Informamos que a Polícia Federal confirma o recebimento de pedido para renovação do convênio, que está tramitando regularmente e, após parecer da AGU (Advocacia Geral da União), será remetido à PF em Brasília para decisão."

De acordo com o secretário de Defesa Social, antes de ter o porte de arma, cada GM precisa passar pelo curso de formação, por um treinamento de 60 horas para armas chamadas de repetição, como as calibre 12, e 80 para pistolas semi-automáticas.