Gestores de municípios do Norte Pioneiro poderão contar com o apoio de um programa desenvolvido pela UENP (Universidade Estadual do Norte do Paraná) voltado para o fomento de projetos culturais. O Programa de Desenvolvimento da Cultura da Região Norte do Paraná foi lançado pela instituição na semana passada e é o resultado da articulação de gestores municipais que vêm buscando soluções para o fortalecimento cultural, econômico, turístico e social da região, duramente afetados pela pandemia da Covid-19. A medida também representa uma resposta da instituição pública em conjunto com os gestores municipais em relação ao destino dos recursos que foram liberados pela Lei Aldir Blanc e ainda não foram utilizados.

Quando do lançamento do programa, desenvolvido no âmbito da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UENP, representantes de 15 prefeituras estiveram presentes e assinaram o termo de adesão ao convênio. Desta forma, passaram a integrar a iniciativa os seguintes municípios: Bandeirantes, Cambará, Cornélio Procópio, Guapirama, Jacarezinho, Joaquim Távora, Leópolis, Nova Fátima, Ribeirão Claro, Santa Amélia, Santo Antônio da Platina, Santa Mariana, Siqueira Campos e Uraí

De acordo com a UENP, o programa está estruturado em três linhas: aprimoramento da gestão cultural, fomento à cultura e economia criativa, e patrimônio e turismo regional. “Tenho certeza de que o Programa irá contribuir ainda mais com o trabalho já realizado pelas prefeituras. Juntos, formaremos uma importante e sólida rede para ampliação das políticas culturais da nossa região, a fim de que estas ganhem maior projeção em nosso Estado. Este Programa trará, com certeza, muitos frutos a toda nossa comunidade artística”, projetou a reitora da instituição, Fátima Padoan.

Segundo a universidade, o programa surgiu após a realização do I Fórum de Gestores Culturais do Norte do Paraná, no ano passado. Na ocasião, gestores culturais debateram como serão utilizados os R$ 4,2 milhões em recursos liberados para a região com a sanção da lei Aldir Blanc.

A partir desse contato, a UENP realizou, com o apoio das prefeituras, um diagnóstico do cenário cultural dos municípios que estão em sua região de abrangência. O diagnóstico apontou as potencialidades e as lacunas do setor cultural. Desde então, a Pró-Reitoria tem trabalhado no projeto que foi levado ao conhecimento de prefeitos e gestores culturais da região, informou a UENP.

(Com assessoria)