Contraceptivo - um para cada necessidade
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 10 de novembro de 2011
Érika Gonçalves <br> Reportagem Local 
Desde que a pílula anticoncepcional surgiu, as mulheres ficaram livres para escolher o melhor momento para ter filhos - quando os deseja. Porém, muitas não se adaptavam ao método. Com o avanço da ciência, surgiram várias outras opções e assim cada mulher pode buscar o que mais se adapta ao seu organismo.
Segundo o ginecologista e obstetra Evaldir Bordin Filho, de Londrina, o método mais usado mundialmente ainda é o anticoncepcional oral. As pílulas hoje têm menor dosagem de hormônios, são tão eficazes como as de alta dose e ainda ajudam a tratar problemas como retenção de líquido.
Entre as diversas opções de anticoncepcional há os métodos de barreira e os hormonais. Bordin Filho lembra que para saber qual o melhor, é necessário procurar um ginecologista, que irá examinar a paciente e adequar as diversas opções às necessidades dela.
Ele lembra que em qualquer das opções a proteção é contra uma gravidez indesejada e não contra doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), por isso o preservativo deve ser usado em conjunto. Quanto aos métodos naturais, como o Billings, ele lembra que é necessário a mulher conhecer muito bem seu corpo. ''As mulheres que não têm o ciclo menstrual regular podem ter problemas em seguir esses métodos.''
Bordin Filho ressalta que a pílula do dia seguinte não é anticoncepcional. ''Tem mulher que tem relação e toma essa pílula. Isso não pode ser feito. Além de ser uma carga de hormônio muito grande, que altera o ciclo menstrual, às vezes não é tomada de maneira correta e ela acaba engravidando.''



