A paralisação das aulas e o pedido das autoridades para ficar em casa por causa do coronavírus impede a frequência das crianças em locais como cinemas e teatros. Nesse cenário é preciso muita criatividade para entreter os pequenos. Uma das alternativas é a contação de histórias on-line, uma ciranda criada por narradores do Brasil inteiro que se apresentam pelas redes sociais.

Camila Genaro
Camila Genaro | Foto: Produção Caixa Surpresa/Divulgação

A contadora de histórias Camila Genaro relata que sempre fez as lives (apresentações em tempo real) pelo Facebook todas as terças-feiras à noite. “Mas na última apresentação presencial, em 15 de março, estava um silêncio ensurdecedor. Acabei a apresentação com um vazio e uma certa tristeza.Uma apreensão do que vinha pela frente com os decretos para paralisar as atividades ao vivo”, destaca. “A gente está isolado, mas não precisa ficar sozinho. Coloquei que ia fazer as lives e imediatamente outras contadoras de histórias entraram nesse movimento”, destaca.

Genaro ressalta que o retorno está sendo impressionante. “As pessoas estão mandando fotos e vídeos das crianças assistindo. É inevitável que nesse momento de reclusão as crianças fiquem com o celular na mão, então que seja um conteúdo de qualidade”, ressalta.

Marina Bastos também integra a roda de narradores. “Eu sou atriz e queria fazer algo mais. Nessa época de quarentena eu não posso ir a eventos e estava me sentindo de mãos atadas”, observa. “Já que não posso fazer ao vivo, que tal fazer isso pela internet? Vi que várias colegas tiveram a mesma ideia e a gente conversou para cada uma pegar um horário e uma divulgou a outra”, destaca.

LER PARA OS FILHOS

“Viralizou de uma maneira que a gente não imaginava. Muitas mensagens emocionadas de mães e pais dizendo que as crianças estão acompanhando e recontando as histórias. Algumas mães enviam vídeos das crianças assistindo. Isso é muito legal”, explica, dizendo que insere informações de prevenção ao covid-19. “Eu peço para crianças ficarem em casa e lavarem as mãos. As histórias não são sobre isso, mas aproveito para falar disso indiretamente.”

Imagem ilustrativa da imagem Contação de histórias on-line contra o tédio da quarentena

Ela ressalta que é muito importante criar esse momento não só de ouvir histórias no YouTube, mas é uma oportunidade dos pais lerem para os filhos. “Esses momentos geram memórias de afeto. Essas crianças vão crescer e vão se lembrar desse período difícil”, destaca Bastos. Entre os perfis com contação on-line estão Fafa Conta, Mãe que lê, Carol Levy, Marina Bastos, Camila Genaro e Marina Bigio.

Cláudia Silva, do Instituto Cidadania, que organiza o Ecoh (Encontro de Contadores de Histórias de Londrina),afirma que esse tipo de atitude colabora muito. “Tem um milhão de coisas acontecendo e a gente nunca viveu isso. A gente precisa cuidar da saúde mental das crianças e também dos pais e das mães. "

Silva salienta que as histórias ajudam a passar o tempo de forma saudável. “Ajuda a elaborar e a tirar uma coisa positiva dessa situação bem complicada que a gente está. Essas atitudes são bárbaras. Pode ser um bálsamo e que a gente aprenda com as histórias a enfrentar tudo isso”, destaca. (Colaborou Micaela Orikasa)