Uma campanha dedicada às crianças carentes de Curitiba foi lançada ontem pelo Conselho Regional de Contabilidade do Paraná. Com o lema ‘‘Troque o leão por uma criança’’, a idéia é arrecadar novas verbas para o Fundo Municipal da Criança e do Adolescente, existente desde 95 em Curitiba, através das deduções do Imposto de Renda.
De acordo com as instruções normativas números 86, de 25 de outubro de 94, e 25, de 29 de abril de 96, da Receita Federal, pessoas físicas e jurídicas podem destinar percentuais que variam de 1% a 6% do imposto devido ao leão para fundos de auxílio às crianças ou de incentivo à cultura, como é o caso da lei Rouanet. O problema é que a maioria dos contribuintes não tem o menor conhecimento disso.
Com a campanha, o que deve acontecer é a participação dos contabilistas na orientação dos seus clientes para a possibilidade da doação. Assim, ao invés do dinheiro ir direto para o governo em Brasília, ele ficará em Curitiba, ajudando quase 3,4 mil crianças e adolescentes que hoje vivem em abrigos ou em situação de risco.
‘‘Nossa idéia’’, explica Dacylia Vieira dos Santos, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolecente de Curitiba,‘‘é fazer um trabalho integrado com os contabilistas. São eles que vão mobilizar as pessoas para que elas contribuam com as crianças da cidade onde moram. E o que é melhor é que ninguém vai ter que tirar nenhum dinheiro a mais do bolso’’.
As contribuições saem diretamente do percentual que já é devido e podem ser deduzidas do IR a ser pago no exercício seguinte. Empresas podem destinar até 1% e pessoas físicas 6% do valor total da declaração, que será repassada para o Fundo Municipal. Em troca, os três escritórios de contabilidade, que no período de um ano, conseguirem a maior arrecadação de doações para o fundo, serão premiados com microcomputadores. Maiores informações ou cópias da lei podem ser obtidas no Comtiba - Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, na rua da Glória, 362 ou pelo telefone 352-3929.

mockup