Da Redação
O novo secretário de Governo da Prefeitura de Londrina é Sidnei Dionísio de Oliveira. Funcionário público, de 50 anos, Oliveira assume o vaga deixada na quinta-feira pelo ex-secretário Edison Mazzei Ponti. A posse está marcada para a próxima segunda-feira. Oliveira, formado em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), trabalhava atualmente na Auditoria da UEL. Ele é funcionário aposentado do município.
O ex-secretário Edison Ponti negou que tenha saído do governo por causa de pressões do PSDB, partido do qual ele está filiado e que faz oposição ao prefeito Antonio Belinati (PFL). Ponti pediu exoneração quinta-feira e ontem chamou a imprensa para uma entrevista coletiva. Segundo ele, o principal motivo para a saída dele da prefeitura foi a ‘‘falta de tempo’’.
‘‘Sou presidente do Sindicato Rural de Londrina, presidente da Comissão de Grãos do Paraná, presidente da Comissão de Sanidade Agropecuária, vice-presidente da Bolsa de Mercadorias. Por isso, a falta de tempo foi a ‘gota d’água’ para minha saída’’, informou.
Ponti não negou, porém, que a pressão do PSDB – que condicionou a permanência no partido à saída dele do cargo – também pesou na decisão. ‘‘Houve realmente um pedido, mas havia até a possibilidade de um novo diálogo. Não foi uma imposição’’, garantiu.
Sobre o trabalho realizado, o ex-secretário diz que deixou a marca da ‘‘austeridade’’. Ele citou, por exemplo, dois decretos: um exigindo que todo pagamento das administrações diretas e indiretas, cujo valor ultrapasse os R$ 29 mil, deve antes ser protocolado e autorizado pela Secretaria de Governo; e outro decreto criando uma comissão de 30 servidores para analisar os gastos públicos.
Ponti garantiu que essas medidas foram tomadas porque seguem uma tendência de administração pública moderna. Segundo ele, as investigações de irregularidades na Autarquia Municipal do Ambiente e da Companhia Municipal de Urbanização, promovidas pelo Ministério Público, também influíram na decisão.

mockup