Consulta identifica problemas no trânsito
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 02 de junho de 2005
Fernando Rocha Faro<br> Reportagem Local 
Quatro mortos. Quase 1.100 acidentes. Os números são referentes apenas aos desastres ocorridos em maio no perímetro urbano de Londrina. Com o intuito de viabilizar ações para reduzir os altos índices em todo o Estado, o Departamento de Trânsito (Detran-PR) está promovendo desde segunda-feira uma consulta pública sobre os problemas no tráfego das cidades paranaenses. O formulário da pesquisa está disponível na sede da entidade e pode ser preenchido por qualquer pessoa. Além de apontar as dificuldades, também é necessário sugerir possíveis soluções.
A consulta faz parte do programa Mutirão pela Vida. As sugestões serão encaminhadas quinzenalmente para as autoridades competentes. ''A motivação foi o grande número de acidentes e de mortes no trânsito das cidades. Principalmente porque a maioria acontece por falha humana'', explicou o diretor da 12 Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) em Londrina, Rubens Loureiro. Segundo ele, 90% dos desastres são provocados por erros de motoristas ou pedestres. O restante das causas é dividido entre falta de manutenção dos veículos ou das vias.
''Não adianta apontar o problema sem elencar soluções'', advertiu. O Mutirão pela Vida também está promovendo a realização de fóruns de debate entre comunidade e autoridades. Londrina ainda não tem data prevista para receber o evento. No formulário, a pessoa deve indicar os três problemas mais graves entre dez opções como, por exemplo, excesso de velocidade dos motoristas, falta de fiscalização policial e de planejamento do tráfego urbano.
A pesquisa está sendo realizada nas 98 unidades da Ciretran no Estado. ''Queremos reunir os dados da pesquisa por cidade e encaminhar o resultado das pesquisa aos prefeitos e vereadores, auxiliando no processo de planejamento urbano das cidades. Nosso objetivo é o de identificar problemas e encontrar soluções para que o trânsito nas cidades paranaenses possa melhorar de verdade'', informou o chefe do Detran no Estado, Marcelo Almeida, por meio da assessoria de imprensa. Os participantes da consulta serão informados do resultado e do encaminhamento dado pelo Detran.
Para Loureiro, ruas esburacadas e sinalização deficiente estão entre os principais problemas em Londrina. ''Há casos de placas e até semáforos escondidos por galhos de árvores, o que prejudica o tráfego'', opinou. Outro fator importante apontado pelo diretor é o alto número de veículos na cidade: 2,5 por habitante. Aliado ao desrespeito constante da sinalização, o tráfego intenso torna o risco de acidentes ainda maior.
Serviço
Informações sobre a consulta pública podem ser obtidas através da Central de Atendimento ao Cidadão do Detran/PR pelo 0800-643-7373.


