Serviços estão concentrados na marginal no sentido Cambé-Rolândia
Serviços estão concentrados na marginal no sentido Cambé-Rolândia | Foto: Pedro Marconi - Grupo Folha

Quem passa pela BR-369, na região da estrada da Bratislava, em Cambé (Região Metropolitana de Londrina), já pode observar o trabalho de operários às margens da rodovia. Foi iniciada nas últimas semanas a construção de uma trincheira naquele ponto, o que já vem gerando impacto no trânsito. Recentemente, o acesso de veículos para a avenida Brasil foi interditado para quem está no sentido à cidade de Rolândia e quer subir.

Atualmente, os trabalhadores atuam na instalação de rede de galerias pluviais e em medições. A ideia é que as intervenções, nesta primeira etapa, sejam concentradas nas marginais, para posteriormente começar as escavações, levando o trânsito para os locais já finalizados. O Governo do Estado autorizou a obra em setembro do ano passado. O prazo de conclusão previsto em contrato é de 18 meses, sendo três para o projeto e 15 para os serviços em geral.

O custo é de R$ 13,5 milhões. O Consórcio Cambé OAE Bratislava, formado por três empresas, venceu a licitação. A Econorte, concessionária de pedágio que administra o trecho, calcula que passam diariamente pelo local cerca de 26 mil veículos de passeio e outros seis mil veículos pesados.

A BR-369 será rebaixada para criar uma trincheira. Além disso, serão executados dois viadutos que darão continuidade à avenida Brasil e a estrada Bratislava, numa extensão de aproximadamente de 800 metros. “Essa obra vai separar o trânsito local, porque temos a área urbana dos dois lados. Vai separar esse trânsito do trânsito da rodovia, que é um perfil completamente diferente. Será melhor para os dois”, avaliou Mário Vander Martins Roberto, secretário de Planejamento de Cambé.

O trecho integra o Contorno Sul do município. A obra prevê ainda terraplenagem, nova pavimentação, muro de contenção nas laterais da trincheira e toda a sinalização. Não serão necessárias desapropriações. Apesar de a responsabilidade ser do Governo do Estado, a prefeitura vem acompanhando os desdobramentos, principalmente no trânsito neste período de bloqueios.

Projeto da obra
Projeto da obra | Foto: Divulgação DER

“Existe um comitê de segurança da rodovia, em que fazem parte PRF (Polícia Rodoviária Federal), concessionária, DER (Departamento de Estradas de Rodagem) e município. Foi apresentada pela empreiteira um plano de trabalho, que contemplava sinalização durante o período de execução. Foi discutido e agora está sendo implantando”, explicou. “Teve uma deficiência no início da implantação (da sinalização). O DER avaliou como parte do processo e agora foi complementado. No fundo queremos que tenha segurança para os usuários.”

OPÇÃO

Os motoristas ainda estão se acostumando com os desvios. Quem está na rodovia e subia pela avenida Brasil agora precisa fazer o retorno e utilizar a rua da Esperança, por exemplo, para chegar à área central. No sentido Rolândia-Londrina, por enquanto, não há alterações, assim como para quem desce a Brasil para acessar a rodovia. “É ruim ter que dar uma volta maior, porém, se é para uma boa causa, temos que ter paciência. Essa trincheira era muito esperada pelos moradores. Agora algo precisa ser feito também na rua Esperança”, opinou o auxiliar de serviços gerais Álvaro Ribeiro.

RUA DA ESPERANÇA

De acordo com o prefeito Conrado Scheller, o Governo do Estado já sinalizou de forma positiva para a construção de uma outra trincheira no cruzamento da rua Esperança com a BR-369, onde o fluxo viário também é intenso. No entanto, ainda não há data para que o projeto saia do papel. “É um problema que não vai ser de Cambé, mas de rodovia. Pedimos ajuda dos deputados, do governador Ratinho Junior, que foi sensível de fazer o da Bratislava. O fluxo vai fluir bem na Bratislava, mas vai acumular na Esperança. Temos que começar a discutir esse projeto. O governador mostrou interesse de atender neste sentido”, destacou.

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