Priorizar o atendimento aos menores de rua que são encaminhados à suas cidades de origem. Este foi o compromisso assumido ontem em Londrina por conselheiros tutelares e secretários de Ação Social de dez cidades das regiões de Londrina e Maringá, numa reunião promovida pelo Conselho Tutelar. Participaram do evento representantes de Apucarana, Cornélio Procópio, Maringá, Cambé, Bela Vista do Paraíso, Sarandi, Ibiporã, Marialva, Jataizinho, e Bandeirantes. Representantes de Centenário do Sul e São Jerônimo da Serra não compareceram.
Segundo o presidente do Conselho, Júlio Botelho, 25 crianças e adolescentes vindos dessas cidades moram ou perambulam pelas ruas de Londrina. Três adolescentes de Sarandi (7 km a leste de Maringá) são considerados ‘‘casos crônicos’’. Estes menores já foram abordados e encaminhados de volta a suas cidades várias vezes mas acabam retornando a Londrina. ‘‘Falta a continuidade do atendimento em suas cidades e junto a suas famílias para que eles (os adolescentes) permaneçam por lᒒ, afirma Botelho.
As abordagens de rua em Londrina serão retomadas após o Carnaval e os menores apreendidos serão integrados aos serviços de recuperação e programas de assistência social às famílias disponíveis em seus municípios.