O Conselho Municipal de Segurança deve entrar com ação judicial contra o Estado, exigindo melhor estrutura para os órgãos que atuam na área de segurança em Londrina. Amanhã, os advogados Adir Sebastião Ferreira e João Gomes entregam à entidade a minuta da ação judicial. Segundo o presidente do conselho, Jorge Coimbra, o documento será apresentado à diretoria da entidade e no primeiro dia de fevereiro será encaminhado à Justiça.
‘‘Esta ação servirá para exigir - já que esmolamos muito e não fomos atendidos - do senhor Governador do Estado o mínimo de pessoal para que as polícias Civil e Militar funcionem em Londrina e garantam segurança para a comunidade. Estes dois órgãos estão sucateados em nossa região e nenhuma providência está sendo tomada pelas autoridades’’, afirma Coimbra.
O presidente do conselho entende que há um ‘‘descaso’’ em relação à cidade. ‘‘Nenhuma investigação é realizada por falta de investigadores, escrivães e viaturas descaracterizadas. O 5º Batalhão da Polícia Militar está reduzido em um terço de seu efetivo e por isto deixa a desejar quanto ao policimento preventivo’’, afirma Coimbra.
Amanhã, os membros do Conselho de Segurança vão discutir as providências a serem tomadas em relação à vinda do secretário de Segurança Cândido Martins de Oliveira a Londrina. Na semana passada, a Câmara de Vereadores, por iniciativa do vereador Salvador Francisco, mandou um ofício solicitando a presença do secretário na cidade para discutir o problema. A vinda de Cândido de Oliveira ainda não está confirmada.
Coimbra espera que o secretário aceite o convite, pois pretende também questionar as promessas feitas pelo novo delegado-geral da Polícia Civil, Newton Rocha. No discurso de posse, na última sexta-feira, Rocha afirmou que vai incentivar o trabalho investigativo dos distritos policiais em todas as regiões do Estado.
‘‘Acho até que o doutor Rocha tem boa vontade para realizar seus sonhos, mas está falando somente para Curitiba. Na Capital, não haveria problema pois sabemos que os distritos policiais estão com seus efetivos preenchidos -á e até com sobra de gente. Neste caso não quero acreditar que ele esteja blefando com agente. Prefiro dizer que o doutor Rocha desconhece a situação dos orgãos de segurança de Londrina para que seu plano seja atualmente implantado aqui’’.
Coimbra destaca que, atualmente, apenas seis homens da 10ª Subdivisão Policial estão disponível para realizar investigação. O restante está nos distritos policiais cuidando de presos, fazendo plantão e trabalho de escolta.

mockup