Conselho de Saúde quer auditor em hospitais de Cascavel
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 17 de julho de 2001
Gilmar Agassi De Cascavel 
O Conselho Municipal de Saúde decidiu montar uma ofensiva contra os hospitais de Cascavel que destinam a convênios particulares leitos que deveriam atender pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Os conselheiros decidiram que a prefeitura tem 30 dias para contratar um profissional da área de saúde que será responsável pela fiscalização nos hospitais conveniados ao SUS e na Central de Leitos.
De acordo com o presidente do Conselho Municipal de Sa© úde, Laerson Matias, o cargo de fiscalizador foi criado em setembro do ano passado, mas até o momento não está ocupado. Já passou da hora de efetivarmos o médico-auditor. Não podemos esquecer que grande parte da falta de leitos é responsabilidade dos hospitais, ressalta.
Outra exigência feita pelo Conselho de Saúde é a de que em 60 dias a prefeitura de Cascavel apresente um projeto para criação de uma divisão de controle e avaliação que permitirá a fiscalização de todo procedimento utilizado nos hospitais conveniados com o SUS. O presidente do Conselho acrescenta que a divisão de controle e avaliação também será responsável pela organização das denúncias feitas por pacientes que não estão sendo atendidos nos hospitais conveniados.
Em Cascavel existem cinco hospitais que atendem pelo SUS, sendo quatro particulares e mais o Hospital Universitário.


