Brasília Os 2.510 delegados que participam da 1 Conferência Nacional das Cidades, em Brasília, escolhem hoje os 70 integrantes do Conselho Nacional das Cidades, órgão consultivo que vai auxiliar o Ministério das Cidades na definição de políticas urbanas. Previsto no governo Fernando Henrique Cardoso, em 2001, o conselho terá representantes de diversos segmentos, como movimentos sociais, organizações não-governamentais, empresários, sindicatos e representantes de prefeituras e governos estaduais.
Os nomes escolhidos serão submetidos ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a quem caberá a palavra final. Também dependerá de ato do presidente a definição específica das atribuições do conselho e a data de sua primeira reunião, que poderá ocorrer este ano ou no começo de 2004. O conselho será presidido pelo ministro das Cidades, Olívio Dutra.
De acordo com a secretária-executiva do ministério, Ermínia Maricatto, serão criadas quatro câmaras setoriais, com a participação dos conselheiros e convidados de outros setores, como o Ministério Público e entidades de cartórios. Com 82% da população vivendo em áreas urbanas, o Brasil tem um déficit de 6,6 milhões de unidades habitacionais e o desafio de oferecer serviços de esgoto à metade da população das cidades.

mockup