Confusão marca primeiro dia de provas
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 16 de dezembro de 1997
Guilherme Vieira 
Curitiba
Quem compareceu ontem ao primeiro dia do vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR) pôde comemorar a diminuição da concorrência em 8,41%, motivada pelo não comparecimento de 3.752 dos 44.618 candidatos. O início do concurso também foi marcado pela revolta de cerca de 20 estudantes, que não conseguiram realizar as provas de Português e Matemática.
Segundo os estudantes, a confusão foi causada pela Comissão Central do Concurso Vestibular (CCCV), que não publicou no Guia do Candidato o endereço de todos os locais onde seriam realizadas as provas. Por causa disso, os alunos se confundiram e acabaram trocando o endereço do Colégio Militar de Curitiba pelo Colégio da Polícia Militar. Dos 41 locais de prova do vestibular só constam 38 no guia, acusaram. Na carteira que recebemos pelo correio constava o nome do Colégio Militar de Curitiba, mas ao consultarmos o guia não o encontramos, o que causou a confusão, disse Vagnéia Amstaldem, 17 anos, que iria prestar vestibular para Ciências Contábeis. Michela Adriana Junkmam, de 18 anos, que iria fazer vestibular para Engenharia Florestal, pela segunda vez, disse que chegou ao local das provas pouco depois das 7 horas, e ficou em uma grande fila esperando que os portões fossem abertos. Pouco antes das 7h30, ela foi avisada pelo fiscal de que estava no local errado. Não havia tempo para mais nada, disse.
A assessoria da CCCV informou que a argumentação dos candidatos não é válida e que quem não esteve no local das provas até o momento em que foram fechados os portões está desclassificado.
O reitor da UFPR, José Henrique de Faria, esteve ontem no Centro Politécnico acompanhado do presidente da CCCV, Dartagnan Baggio Emerenciano, e do futuro reitor, Carlos Roberto Antunes, onde afirmou que o concurso vestibular realizado pela UFPR é o mais seguro do País, devido aos investimentos que vêm sendo realizados.
Segundo Faria, a cada ano novos procedimentos e tecnologias estão sendo incorporadas pela UFPR. Este ano as provas são individualizadas e o candidato tem que deixar nela sua impressão digital. Faria informou que, graças a um trabalho conjunto com a Polícia Federal, estão sendo usados varredores de espectro, que localizam e interrompem as transmissões clandestinas de rádio ou telefone celular. Outra providência para evitar fraudes é o aumento da fiscalização das carteiras de identidade.


