As confirmações de casos de dengue continuam aumentando de maneira vertiginosa no Paraná a cada semana. Boletim da doença divulgado na terça-feira (11) pela Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) mostrou que o Estado está com 20.563 casos confirmados. Na semana passada eram 14.697, ou seja, em sete dias foram mais 5.866 validações, crescimento de quase 40%.

Dos 399 municípios do Paraná, 319 estão com notificações da doença
Dos 399 municípios do Paraná, 319 estão com notificações da doença | Foto: Gina Mardones - 13/05/2019

Neste mesmo período do ano em 2019, por exemplo, eram apenas 329 confirmações, com uma semana a menos no cálculo no levantamento da secretaria. São 64.825 notificações desde agosto do ano passado. Dos 399 municípios paranaenses, 319 têm notificação. Cento e oitenta e quatro estão com casos autóctones, em que a doença foi adquirida na própria localidade. Das 22 regionais de saúde, 20 estão com casos confirmados.

O último boletim também confirmou que mais 12 cidades entraram em epidemia de dengue, totalizando agora 62. Seis novos óbitos foram registrados, sendo em Jesuítas, Peabiru, Maringá, Ivatuba, Paiçandu e Sertaneja. Ao todo são 13 mortes pelo Estado. Londrina está em alerta para a doença, com 639 comprovações entre agosto do ano passado e fevereiro.

NÚMEROS SIMILARES

Técnico da Divisão Ambiental da Sesa, Raul Junior Bely advertiu que o atual período epidemiológico está com números similares ao de 2015 e 2016, quando o Paraná teve a pior epidemia de dengue dos últimos 20 anos. “A situação é de preocupação e com tendência de ser pior do que há quatro anos. Além dos casos aumentando estamos vivendo um verão atípico. Na região Norte estão acontecendo chuvas e com temperaturas elevadas, em que a possibilidade de encontrar criadouros do mosquito Aedes aegypti é maior.”

Estatísticas da pasta mostram que de 70% a 80% dos focos estão nos imóveis e até no interior das casas. “A participação da população no sentido do controle de combate à dengue é primordial. Estamos vivendo um momento muito difícil, com mais de 60 mil casos notificados suspeitos, municípios em epidemia, outros em situação de alerta e 87 com circulação viral. Além disso temos óbitos, casos graves, internações”, elencou.

SERTANEJA

Na Região Metropolitana de Londrina, Sertaneja está com epidemia de dengue decretada e registrou a primeira morte ocasionada pelo Aedes aegypti no atual ciclo epidemiológico, segundo o boletim desta semana da Sesa. A paciente era uma idosa de 76 anos.

Apesar de contar com pouco mais de 3.500 habitantes, o município tem 207 notificações de dengue, com 115 confirmações. É como se a cidade tivesse dois casos atestados diariamente.

CAPACITAÇÃO

Nesta quarta-feira (12) será finalizada uma capacitação sobre o uso do novo inseticida de combate à dengue, que deve ser enviado pelo Ministério da Saúde em março. O evento, que começou na terça-feira, é realizado em Maringá (Noroeste) e reúne representantes de todas as regionais de saúde do Paraná. “O inseticida é um bloqueio importante, mas contra o mosquito na fase adulto”, destacou Raul Junior Bely.

Um comitê intersetorial que reúne diversos órgãos estaduais, com atuações distintas, foi formado para trabalhar a temática nas regiões com altos índices, incluindo Londrina, em que cada um se comprometeu com uma ação.

Imagem ilustrativa da imagem Confirmações de dengue no Paraná disparam em uma semana
| Foto: Folha Arte

MARINGÁ INTENSIFICA AÇÕES

Entre as cidades com mortes em decorrência da dengue, Maringá (Noroeste) intensificou as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti nas últimas semanas. A vítima fatal, divulgada nesta terça-feira (11), é uma mulher de 58 anos, que morreu em 21 janeiro. É o primeiro caso de morte na Cidade Canção desde o começo do atual ciclo epidemiológico.

Antes da comprovação, cinco UBS (Unidades Básicas de Saúde) já tinham ampliado o horário de atendimento até as 21h, para atender a comunidade com suspeita da doença. Um comitê de controle da dengue foi implantado para estabelecer as estratégias de controle da gestão com setores da sociedade. “A Prefeitura de Maringá trabalha pela prevenção e combate à dengue em qualquer cenário”, ressaltou o poder executivo por meio da assessoria de imprensa. O município do Noroeste está com mil casos confirmados.

O trabalho de limpeza e roçagem da cidade foi fortalecido no final de dezembro, com equipes realizando manutenção nas áreas públicas diariamente, incluindo nos fins de semana e feriados. A conscientização também foi levada para os cerca de 40 mil alunos da rede municipal.

MUNICÍPIOS EM SITUAÇÃO DE EPIDEMIA

Quinta do Sol, Santa Isabel do Ivaí, Nova Cantu, Colorado, Floraí, Santa Inês, Ângulo, Uniflor, Douradina, Quatro Pontes, Barbosa Ferraz, Nossa Senhora das Graças, Alto Paraná, Florestópolis, Guaíra, Inajá, Tamboara, Juranda, Itaguajé, Paranacity, Paranavaí, Braganey, Engenheiro Beltrão, Sertaneja, São João do Caiuá, Santo Antônio do Caiuá, Ivaiporã, Peabiru, Porto Rico, Paranapoema, São Pedro do Paraná, Diamante do Norte, Cruzeiro do Oeste, Jacarezinho, Paraíso do Norte, Atalaia, Iretama, Lupionópolis, Nova Aliança do Ivaí, Mirador, Bandeirantes, Doutor Camargo, Jardim Alegre, Presidente Castelo Branco, Santa Fé, Guairaçá, Munhoz de Mello, Planaltina do Paraná, Porecatu, Godoy Moreira, Terra Rica, Jesuítas, Nova Aurora, Itaúna do Sul, Nova Londrina, Querência do Norte, Tupãssi, Indianópolis, Loanda, Uraí, Flórida, Cianorte