Imagem ilustrativa da imagem Confira o que abre e fecha nesta sexta-feira em Londrina
| Foto: Vivian Honorato - N.Com

O ponto facultativo alusivo ao Dia do Servidor Público, comemorado nesta quarta-feira (28), foi transferido para a sexta-feira (30), através do decreto nº 1.182. Nesta data, não haverá atendimento ao público na sede administrativa da Prefeitura de Londrina e nas demais repartições, como as autarquias e fundações, permanecendo abertos apenas os serviços essenciais. Confira:

SAÚDE

Funcionarão normalmente os plantões dos Prontos Atendimentos do Maria Cecília (18 horas) e do União da Vitória (16 horas), assim como as UPA (Unidades de Pronto Atendimento) 24 horas Maria Angélica Castoldo (Centro-Oeste) e Francisco de Arruda Leite (Jardim Sabará), sendo que a UPA do Sabará é a referência para o atendimento em casos suspeitos de Covid-19. O plantão do Caps 3, o PAI (Pronto Atendimento Infantil, a Maternidade Municipal Lucilla Balallai e o Samu também estarão em funcionamento.

As Unidades Básicas de Saúde, o Centro de Especialidades Odontológicas, a Policlínica, os Caps 1 (Centro de Atenção Psicossocial) e o Caps AD estarão fechados.

DEFESA SOCIAL

Os serviços operacionais da Guarda Municipal,como o patrulhamento de vias, praças, prédios e espaços públicos e o videomonitoramento, continuam funcionando 24 horas por dia, assim como os atendimentos de chamados pelos telefones 153 (GM) e 199 (Defesa Civil). Os setores administrativos da secretaria estarão fechados.

FAZENDA

A Praça de Atendimento da secretaria municipal de Fazenda não terá expediente. Tanto a adesão ao Profis (Programa de Regularização Fiscal) quanto o agendamento para o atendimento presencial em outras datas podem ser feitos pela internet (https://www.londrina.pr.gov.br/profis2020). Os contribuintes que desejarem tirar dúvidas sobre o Profis ou tributos municipais, como o IPTU e o ISS, podem enviar um e-mail para [email protected] ou [email protected]

ACESF

Os setores administrativos da Acesf (Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina) estarão fechados. Já o plantão funeral, serviço que atende 24h por dia, sete dias por semana, funcionará normalmente.

CULTURA

Devido à pandemia do novo coronavírus, os espaços mantidos pela secretaria municipal de Cultura, como bibliotecas e o Museu de Arte de Londrina, permanecem fechados. Porém, a Rede de Bibliotecas Públicas de Londrina disponibiliza diversos clássicos da literatura brasileira e universal em formato digital, para download gratuito. Além disso, é possível agendar o empréstimo de livros físicos – para outras datas – junto à Biblioteca Pública Municipal Pedro Viriato Parigot de Souza. Ambos os serviços estão disponíveis pelo site http://bibliotecas.londrina.pr.gov.br/, na aba “Semana do Livro e Biblioteca”.

PROCON

O Procon (Núcleo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de Londrina) estará fechado na sexta-feira. Cidadãos que precisem de informações ou que desejem fazer uma denúncia ou reclamação podem enviar um e-mail para [email protected] ou uma mensagem para a página do órgão no Facebook.

SEMA

As unidades administrativas da secretaria municipal do Ambiente não abrirão. Os parques municipais Arthur Thomas e Daisaku Ikeda, que se encontram fechados devido à pandemia causada pelo novo coronavírus, ainda não têm previsão de reabertura.

COHAB

A Cohab (Companhia de Habitação de Londrina) também não terá expediente neste dia. Cidadãos que precisem de informações podem entrar em contato com o órgão, através da página “Fale Conosco”, - http://cohabld.londrina.pr.gov.br/index.php/fale-conosco2

TRABALHO

A Agência do Trabalhador (Sine) também não atenderá na sexta-feira. Porém, empresas que procuram colaboradores e trabalhadores que desejem consultar as vagas disponíveis podem acessar os serviços online do órgão, disponíveis em https://www.londrina.pr.gov.br/sine-geral-smter. Através da página, também é possível realizar o agendamento para os atendimentos presenciais de vagas de emprego e seguro-desemprego. Estes serviços podem atender até 100 pessoas por dia.

CMTU

Os setores administrativos e de atendimento ao público da CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização) vão parar durante o feriado e retornarão à programação habitual na terça-feira (3), a partir das 8 horas. E o Terminal Rodoviário de Londrina terá o serviço normal das equipes operacionais, com recesso apenas das atividades administrativas.

TRANSPORTE COLETIVO

Vai operar com a tabela de horários referente aos domingos, com reforço nas linhas que atendem os cemitérios. A movimentação nos terminais será acompanhada por fiscais e os ônibus extras poderão ser liberados conforme a demanda.

TRÂNSITO

Os agentes municipais vão atuar no monitoramento e fiscalização do trânsito em escala reduzida, com patrulhamento no entorno dos cemitérios e atendimento de plantão.

FEIRAS

As feiras livres, feiras da lua e feiras gastronômicas terão funcionamento facultativo

LIMPEZA URBANA

Os serviços de varrição, capina e roçagem do mato, remoção de entulhos, conservação de lagos e as demais atividades de asseio da cidade serão suspensos no feriado. Os PEV (Pontos de Entrega Voluntária) dos bairros Nova Conquista e Vista Bela ficarão fechados para o recebimento de resíduos, voltando a abrir no dia seguinte, das 8h às 17h.

COLETA DE LIXO

A coleta do lixo, que inclui o rejeito e os resíduos orgânicos, será realizada normalmente nos locais já atendidos às segundas. Já o recolhimento do material reciclável será feito de maneira diferenciada, de acordo com a escala de trabalho de cada cooperativa. A Coopermudança, Cooperoeste, Cooper Refum, Coocepeve e Ecorecin adiantaram para esta sexta-feira (30) o atendimento dos setores de segunda. Já a Cooper Região e Coopernorth compensarão o recesso na terça (3). Informações no www.cmtu.londrina.pr.gov.br, na opção “Mapa da Coleta Seletiva”.

(Com informações do N.Com)