O decreto municipal 957/2021 estipulou ponto facultativo para as repartições públicas municipais na próxima segunda-feira (6), véspera do feriado da Independência do Brasil. Dessa forma, o prédio administrativo da Prefeitura e a sede das secretarias vão retomar o expediente na quarta-feira (8). Durante todo o período, funcionarão normalmente os serviços essenciais de urgência e emergência, como saúde e segurança.

Imagem ilustrativa da imagem Confira o que abre e fecha em Londrina no feriado da Independência
| Foto: Emerson Dias - N.Com

SAÚDE

Na segunda (6) e terça-feira (7), funcionarão normalmente os plantões dos Prontos Atendimentos do Maria Cecília (18 horas) e do União da Vitória (16 horas), e a UPA 24 horas Maria Angélica Castoldo (Centro-Oeste), assim como o Caps 3, o PAI (Pronto Atendimento Infantil), a Maternidade Municipal Lucilla Balallai e o Samu.

Para atender pacientes com sintomas respiratórios, na segunda-feira estará aberta a UBS (Unidade Básica de Saúde) da Vila Ricardo. Na terça-feira, a UBS Maria Cecília funcionará das 7h às 19h. Todos os dias, permanecerá em funcionamento 24 horas a UPA Francisco de Arruda Leite, do Jardim Sabará, que também é referência para casos de Covid-19.

Estarão fechadas, até terça-feira (7), as UBS, o Centro de Especialidades Odontológicas, a Policlínica Municipal, o Caps 1 e o Caps AD. O funcionamento retorna na quarta-feira (8).

EDUCAÇÃO

Na segunda e terça-feira não haverá aulas na rede municipal de ensino

DEFESA SOCIAL

A Guarda Municipal atuará normalmente durante o fim de semana e feriado, realizando patrulhamento das áreas públicas, espaços de lazer, parques, praças, lagos, pistas de caminhada, ciclovias, academias ao ar livre e demais espaços similares.

O trabalho da GML inclui videomonitoramento e fiscalização de estabelecimentos suspeitos de descumprir os decretos municipais que regulam o funcionamento de comércio, indústrias e outros segmentos. Todos estes serviços operacionais funcionam 24 horas por dia. A comunidade pode registrar denúncias e ocorrências pelos telefones 153 (Guarda Municipal) e 199 (Defesa Civil).

SINE

Os serviços da secretaria municipal do Trabalho, Emprego e Renda estão disponíveis para toda população no Portal da Prefeitura, pelo site www.londrina.pr.gov.br/trabalho.

ACESF

O atendimento funerário da Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina funcionará normalmente todos os dias, incluindo no feriado. A recomendação é que, para evitar a transmissão de Covid-19, apenas um representante familiar compareça até a autarquia para os devidos encaminhamentos.

TRANSPORTE

Na terça-feira do feriado, os ônibus do transporte coletivo irão circular em Londrina com as tabelas de domingo. Os agentes municipais farão o monitoramento do trânsito em escala reduzida e o Terminal Rodoviário de Londrina terá o serviço normal das equipes operacionais, com recesso apenas das atividades administrativas.

VARRIÇÃO E OUTROS SERVIÇOS

Os trabalhos de varrição, desobstrução de bueiros, capina e roçagem do mato, lavagem de pisos, conservação de lagos, entre outros, serão suspensos no feriado e voltarão à normalidade no dia seguinte.

Instalados no Residencial Vista Bela (zona norte) e no jardim Nova Conquista (zona leste), os Pontos de Entrega Voluntária permanecerão fechados.

COLETA DE LIXO

A coleta do lixo será realizada normalmente. Já o recolhimento do reciclável depende do expediente de cada cooperativa. Coocepeve, Cooper Região, Coopernorth e Ecorecin adiantarão a coleta do feriado para segunda-feira (6). A Cooper Refum e a Coopermudança operarão normalmente durante o recesso, ao passo que a Cooperoeste adiará o serviço para quarta. Mais informações no www.cmtu.londrina.pr.gov.br, opção “Mapa da Coleta Seletiva”. (Com informações do N.Com)

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1