As universidades estaduais do Paraná preparam o calendário das atividades para o segundo semestre. Desde o início da pandemia de coronavírus, quando as atividades presenciais tiveram que ser paralisadas, as instituições reorganizaram seus calendários acadêmicos para evitar prejuízos nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Campus da UEL: calendário terá início em 2 de agosto
Campus da UEL: calendário terá início em 2 de agosto | Foto: Gustavo Carneiro - Grupo Folha

Segundo o Decreto Estadual nª 6727 de 27 de janeiro de 2021, o retorno das aulas presenciais nas universidades se dará após deliberação do órgão competente em cada instituição, respeitando o princípio constitucional da autonomia universitária. Estão previstas poucas exceções para realização de atividades presenciais, caso de cursos da área de saúde, que demandam aulas práticas.

"Com a vacinação (contra Covid) acelerada no Estado, assim que as autoridades de saúde considerarem seguro e respeitada a autonomia universitária, devemos ter uma retomada gradual para a normalização das atividades presenciais”, destaca a coordenadora de Ensino Superior da Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Gisele Onuki.

UEL

A Universidade Estadual de Londrina aprovou, no início do mês de julho, a Resolução 032/2021. O calendário terá início em 2 de agosto e prossegue até 15 de dezembro deste ano. Já o segundo semestre será de 24 de janeiro de a 23 de junho de 2022.

Segundo a pró-reitora de Graduação da UEL, Marta Favaro, cabe aos colegiados dos cursos a atividade de elaborar o chamado Plano Especial de Matriz Curricular, tendo o ensino remoto como referência. “De acordo com o avanço da vacinação, o Plano Especial poderá ser ajustado, considerando sempre as condições sanitárias.”

UNIOESTE

Na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, o calendário acadêmico do ano letivo de 2021 terá início no dia 3 de novembro de 2021 e encerra no dia 13 de agosto de 2022. Para o pró-reitor de graduação da Unioeste, Eurides Küster Macedo Junior o calendário continua afetado pela pandemia. “Reconhecemos a importância de o ano letivo acompanhar o ano civil. No entanto, vamos levar algum tempo para que isso aconteça. Toda a comunidade acadêmica está comprometida e trabalhando para que isso ocorra, respeitando os cuidados com a saúde dos estudantes, agentes universitários e professores”.

UEM

A Universidade Estadual de Maringá também definiu o início do calendário de 2021 para agosto deste ano, com término em maio de 2022. Desta forma, as aulas do primeiro semestre iniciam no dia 9 de agosto com término em 15 dezembro e as do segundo semestre começam em 10 de janeiro de 2022, com final em 14 de maio de 2022. Para o chefe de gabinete da UEM, Alessandro Santos da Rocha o retorno presencial das atividades depende do considerável melhoramento nos índices da pandemia. “Levando em conta estas informações, há a possibilidade de retomada gradual e escalonada das atividades presenciais apenas na fase amarela, onde há um risco moderado de contaminação por Covid-19, o que ainda impõe restrições”, avalia.

UEPG

Na Universidade Estadual de Ponta Grossa o calendário letivo 2021 iniciou no dia 31 de maio para os veteranos e no dia 14 de junho para os calouros. As aulas expositivas, teóricas e experimentais, autorizadas pelos colegiados de curso, são ofertadas por meio do ensino remoto. As disciplinas foram flexibilizadas e não precisam acontecer obrigatoriamente na série, ano letivo ou semestre previsto nos projetos pedagógicos dos cursos. Os colegiados de curso realizaram um planejamento para o desenvolvimento das atividades acadêmicas durante a pandemia.

UENP

Na Universidade Estadual do Norte do Paraná, o calendário segueo etapas distintas para cada área dos cursos. Alunos de Ciências Sociais Aplicadas iniciaram o ano letivo de 2021 no dia 5 de abril, e os estudantes dos cursos de Licenciaturas e demais Bacharelados iniciaram no dia 15 de maio.

UNESPAR

Sistema parecido é adotado na Universidade Estadual do Paraná. O calendário para 2021 é executado conforme a necessidade e perfil de cada curso. A maioria dos estudantes matriculada nos cursos de graduação nos 2º, 3º e 4º anos iniciou as aulas no dia 26 de abril. (Com informações da AEN)

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1