A Prefeitura de Londrina informa como será o funcionamento dos serviços municipais nesta sexta-feira (7), feriado nacional da Paixão de Cristo. Neste dia, não haverá expediente na sede administrativa da Prefeitura, nem nas secretarias e órgãos públicos municipais, como a Cohab (Companhia de Habitação de Londrina), Caapsml, FEL (Fundação de Esportes de Londrina), Codel (Instituto de Desenvolvimento de Londrina), Procon (Núcleo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor), entre outros. .

As atividades e serviços municipais dessas repartições retornam na segunda-feira (10), em horário normal. No feriado e em todo fim de semana, os serviços essenciais, inclusive de urgência e emergência, funcionarão sem interrupções.

SAÚDE

Na sexta-feira (7) estarão fechadas as Unidades Básicas de Saúde, o Centro de Especialidades Odontológicas, a Policlínica Municipal Ana Ito, os Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD) e Infantil (Caps 1I). Essas unidades de saúde reabrem para atendimento aos usuários na segunda-feira (10), em horário normal.

Na Sexta-Feira Santa e em todo fim de semana funcionarão normalmente os plantões dos PA (Prontos Atendimentos) do Maria Cecília (18 horas), do União da Vitória (16 horas) e Jardim Leonor (24 horas). Estarão abertas, 24 horas e todos os dias, as UPA (Unidades de Pronto Atendimento) 24 horas Maria Angélica Castoldo (Jardim do Sol) e Francisco de Arruda Leite (Jardim Sabará), esta última para atendimento exclusivo de pacientes com sintomas de dengue.

O PAI (Pronto Atendimento Infantil), a Maternidade Municipal Lucilla Balallai, Pronto Atendimento Psiquiátrico do Caps 3 (Centro de Atenção Psicossocial), e o Samu (192) também atenderão normalmente, todos os dias.

MULHER

A sede e serviços administrativos da secretaria municipal de Políticas para as Mulheres estarão fechados. Já a Casa Abrigo Canto de Dália terá expediente normal, com atendimento via encaminhamento da delegacia de plantão. Denúncias podem ser feitas para o telefone 180 – Central de Atendimento à Mulher em Situação de Violência, ou diretamente para a Polícia Militar no 190. E o descumprimento de medidas protetivas pode ser comunicado para a Patrulha Maria da Penha, da Guarda Municipal de Londrina, pelo telefone 153.

RESTAURANTE POPULAR

No feriado e fim de semana, o Restaurante Popular de Londrina estará fechado. A unidade, localizada na rua Professor João Cândido, 14, reabre na segunda-feira (10), das 11h às 14h.

PARQUE ARTHUR THOMAS

Não haverá expediente na sede da Sema (secretaria municipal do Ambiente). E o Parque Municipal Arthur Thomas (rua da Natureza, 155, jardim Piza) abrirá normalmente para visitação, das 8h às 17h.

ASSISTÊNCIA SOCIAL

A Central do CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal), localizada na sede da secretaria municipal de Assistência Social (SMAS), não abrirá no feriado da Sexta-Feira Santa. Porém, no sábado (8), haverá atendimento para as famílias que estão previamente agendadas. O endereço é Avenida Juscelino Kubitschek, 2.896, Vila Ipiranga.

Da mesma forma, o Serviço de Abordagem Social da SMAS, que atende indivíduos e famílias, desde crianças a adultos, em situação de rua e outras situações de risco pessoal e social, não atuará no feriado. Esse atendimento especializado retorna no sábado (8), das 9h às 20h, e domingo das 9h às 15h.

No feriado e fim de semana, os conselheiros tutelares atuarão em regime de plantão e podem ser acionados pelo celular geral (43) 99991-6752, ou através do número de celular do Conselho Tutelar de cada território. A lista completa com os telefones pode ser conferida no Portal da Prefeitura.

CMTU

Os setores administrativos e de atendimento ao público da CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização) estarão fechados nesta sexta-feira. O expediente normal será retomado na segunda-feira (10), a partir das 8h.

Nos departamentos da companhia que desempenham serviços essenciais, como fiscalização de Trânsito e Posturas, as atividades não serão interrompidas. Os agentes municipais atuarão nas imediações do Parque Ney Braga, numa operação de apoio à realização da ExpoLondrina 2023.

ÔNIBUS E TERMINAL

Os ônibus do transporte coletivo circularão com as tabelas de horários relativas aos feriados. No sábado (8) e domingo (9), as partidas ocorrerão conforme a escala específica para esses dias da semana.

O Terminal Rodoviário de Londrina, administrado pela CMTU, terá expediente somente das equipes operacionais, com recesso dos trabalhos na parte administrava.

COLETA DE LIXO

A coleta dos resíduos orgânicos e do rejeito será realizada normalmente, percorrendo os bairros já atendidos às sextas-feiras. No entanto, o recolhimento do material reciclável que seria feito no feriado será transferido para segunda.

PEV

Os Pontos de Entrega Voluntária dos bairros Nova Conquista e Vista Bela, localizados nas regiões leste e norte, respectivamente, estarão fechados para o recebimento de descartes. No sábado (8), o funcionamento será das 8h às 12h, com suspensão do atendimento no domingo.

LIMPEZA

As ações de limpeza e manutenção de áreas públicas, como varrição e capina do mato, serão interrompidas na sexta-feira (7) e no domingo (9). No sábado (8), os serviços serão prestados regularmente.

FEIRA LIVRE

As feiras livres e feiras noturnas serão realizadas como de costume, com presença facultativa dos comerciantes. Mais informações sobre o funcionamento das atividades podem ser obtidas pelo telefone (43) 3379-7900, até das 17h de quinta-feira (6).

FAZENDA

A Praça de Atendimento da Secretaria Municipal de Fazenda, situada no prédio da Prefeitura de Londrina, não terá expediente nesta sexta-feira (7) e reabre na segunda (10), às 9h. O atendimento presencial deve ser agendado com antecedência através do Portal da Prefeitura ou pelo telefone (43) 3372-4424.

TRABALHO

Durante o feriado e final de semana, os serviços da secretaria municipal do Trabalho, Emprego e Renda permanecerão disponíveis on-line, no Portal da Prefeitura. O acesso pode ser feito através do link www.londrina.pr.gov.br/trabalho .

DEFESA SOCIAL

Na sexta-feira, a Guarda Municipal prosseguirá com as ações de intensificação do patrulhamento preventivo pelos próprios públicos municipais, utilizando viaturas e meios eletrônicos de vigilância, como os sistemas de alarmes e videomonitoramento.

Também devem ser realizadas ações de fiscalização de trânsito, da lei de controle da poluição sonora veicular, e da lei seca municipal que proíbe o consumo de bebida alcoólica nas vias públicas das 22h às 6h. A população poderá contar com os atendimentos da Patrulha Maria da Penha e da Defesa Civil, entre outros serviços. A Guarda Municipal e a Defesa Civil podem ser acionadas pelos telefones 153 e 199, respectivamente, com funcionamento 24 horas por dia. (Com informações do N.Com e CMTU)

****

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.