São Paulo - Notícias sobre a morte de animais em viagens de avião, infelizmente, não são incomuns. Nesta segunda-feira, 22, o golden retriever Joca, de apenas 4 anos, morreu após a Gol Linhas Aéreas o enviar ao aeroporto errado. Ainda assim, as companhias aéreas vêm expandindo e buscando melhorias no transporte de pets.

O tutor precisa estar atento e acostumar seu bichinho com a caixa de transporte, pois o animal deve ficar preso nela durante todo o trajeto. Vale lembrar que cães e gatos de raças braquicefálicas, isto é, com focinho mais curto, têm maiores restrições em viagens aéreas, pois elas podem ser um risco para o animal.

As três maiores companhias atuantes no Brasil -Azul, Gol e Latam - têm diferentes regras para o serviço. Conheça os principais pontos.

AZUL

A Azul aceita transportar cães e gatos na cabine caso o pet esteja dentro de uma caixa de transporte que meça 21 centímetros de altura, 32 centímetros de largura e 43 centímetros de profundidade. O peso total do animal dentro da caixa deve ser de 10 kg. Caso ultrapasse o limite permitido, o transporte do bichinho pode ser realizado no compartimento de carga ou em um local especial para pets.

Em voos domésticos, o serviço custa R$ 250 e são permitidos até três animais por aeronave na cabine. Além disso, o tutor também deve apresentar documentos que atestem a saúde do animal, comprovando que ele está apto a viajar e emitido por um médico veterinário em, no máximo, dez dias antes do voo, carteira de vacinação e comprovante atualizado de vacina antirrábica para animais com mais de três meses.

Caso o voo seja internacional, a taxa varia entre R$ 250 e R$ 1.575, dependendo do destino. São permitidos até quatro animais por aeronave e é necessário, além de apresentar os documentos já citados, mostrar a carteira de vacinação do pet, com comprovante de vacina antirrábica aplicada após no mínimo 30 dias e a menos de 1 ano da viagem, possuir um Certificado Zoosanitário Internacional (CZI) e um Certificado Veterinário Internacional (CVI). Ambos são válidos por 60 dias corridos após a emissão.

As regras não se aplicam a cães-guia ou cães de acompanhamento, pois eles são treinados para viajar de avião e podem ser levados ao lado do tutor.

LATAM

A Latam conta com três modalidades de transporte de animal: na cabine, com o passageiro, no bagageiro do mesmo voo ou via Latam Cargo. Para qualquer modalidade, o tutor deve apresentar um atestado de um médico veterinário com data de até dez dias antes do voo, contendo o nome do pet, idade, raça, comprovante de vacinas e declaração de bom estado de saúde.

O animal também deve ter pelo menos 16 semanas de idade e ter sido desmamado, pelo menos, cinco dias antes da viagem. Para voos internacionais, é necessário cumprir os requisitos de entrada do país de destino.

Cada passageiro pode levar um animal de porte pequeno em viagem dentro da cabine, por uma taxa de R$ 200 reais em voos nacionais e de até US$ 250 (aproximadamente R$ 1.282,50) para voos internacionais. O pet não pode estar sedado e deve caber em pé e possa se movimentar em uma caixa de transporte que meça 25 cm de altura, 28 cm de largura e 40 cm de comprimento.

Apenas passageiros das classes Cabine Economy ou Premium Economy podem transportar animais na cabine, e o cliente precisa confirmar o serviço junto à Central de Vendas e Serviços antes de chegar ao aeroporto. A entrada do pet no avião só será permitida caso haja disponibilidade de assentos no voo.

Clientes com animais maiores podem contatar o serviço de animais de estimação no bagageiro, que só é permitido em itinerários com no máximo uma conexão inferior a 7 horas em toda a viagem. Cada passageiro pode transportar até dois animais nesta modalidade, desde que eles não estejam sedados, estejam dentro de uma caixa de transporte e pesem até 45 kg.

A caixa deve incluir um recipiente para água e outro para comida. Para voos domésticos, o valor do serviço varia entre R$ 500 e R$ 900. Já em voos internacionais, o custo máximo é de US$ 300 (aproximadamente R$ 1.539).

A terceira modalidade de transporte de animais é via Latam Cargo. Para que a viagem seja possível o tutor deve apresentar a documentação necessária nos países de origem, conexão e destino e o animal precisa ter pelo menos 16 semanas de vida, além de estar dentro de sua caixa de transporte. Animais de outras espécies além de cães e gatos só podem viajar desta forma.

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. | Foto: iStock

GOL

Após a morte do cão Joca, a Gol Linhas Aéreas suspendeu por 30 dias a venda do serviço e o transporte de cães e gatos nos porões de aeronaves. De acordo com a companhia, a suspensão, que dura de quarta-feira (24) até 23 de maio, servirá para que a companhia se dedique totalmente a concluir a apuração sobre o caso do golden retriever.

Joca tinha 4 anos de idade e viajaria de São Paulo (Aeroporto de Guarulhos) para Sinop, em Mato Grosso, junto do seu tutor, João Fantazzini. Por ser um cachorro de 47 kg e de grande porte, não pode ir embaixo do assento à frente e precisou ser despachado numa caixa adequada, indo no porão junto às malas dos passageiros.

A morte de Joca foi constatada por uma veterinária, que deu laudo de "parada cardiorrespiratória com causa ainda a ser esclarecida". O vídeo gravado pela mãe de João viralizou nas redes sociais e mostra o tutor ao lado do cachorro, já falecido, no terminal de cargas de Guarulhos.

Os clientes que já haviam contratado o transporte do pet pela GOLLOG Animais no período da suspensão poderão pedir devolução total do valor. Quem adquiriu o Dog&Cat + Espaço poderá pedir a restituição também da passagem.

A Gol também oferece a opção de remarcar a viagem sem custo para depois do fim da suspensão, em 23 de maio, com prazo até 31 de dezembro deste ano.

Quem já viajou e vai precisar voltar no período deve entrar em contato com a empresa para resolver o atendimento.

Segundo comunicado da companhia, as equipes de aeroportos da Gol estarão à disposição para dúvidas ou por meio da central de atendimento pelo 0800 704 0465.

REGRAS

De acordo com as regras da companhia, na cabine de passageiro de voos da Gol, são permitidos cães e gatos de até 10 kg dentro da caixa de transporte, com no mínimo 6 meses de idade e atestado do veterinário com informações completas do animal: raça, nome, idade, origem e pedigree.

A caixa de transporte deve ter até 82 cm de altura, 114 cm de largura e 142 cm de comprimento. O serviço para voos domésticos custa entre R$ 250 e R$ 300; já para voos internacionais, o preço varia entre R$ 600 e R$ 650. O check-in para viajar com o animal deve ser feito exclusivamente no balcão de atendimento Gol com antecedência de duas horas para voos domésticos e três horas para voos internacionais.

A companhia também oferece o serviço Dog&Cat + Espaço, para cães e gatos que pesam até 30 kg, com a caixa de transporte. Esses animais são transportados no compartimento de carga, e os valores da taxa para voo doméstico variam entre R$ 850 e R$ 900. Já para voos internacionais, os preços ficam em torno de R$ 1.110 e R$ 1.150.

Caso o passageiro deseje transportar animais mais pesados ou de outras espécies, há o serviço Gollog. Para isso, a reserva deve ser feita com, no mínimo, 48 horas de antecedência. Cada espécie deve apresentar documentações obrigatórias, que estão resumidas no site oficial da Gollog.