A Câmara de Londrina deve iniciar nas próximas sessões a discussão de uma lei para criar e regulamentar o novo Conselho Municipal do Meio Ambiente (CMMA), aprovado no último fim de semana pela 1ª Conferência do Meio Ambiente. A intenção é constituir o conselho com 44 membros.
Uma comissão coordenada pelo presidente da Autarquia do Meio Ambiente (AMA), Luiz Eduardo Cheida, encaminhará à Câmara em poucos dias as resoluções da conferência, que aprovou cerca de 400 propostas ligadas à implantação da Agenda 21, resolução da Organização das Nações Unidas (ONU) para o desenvolvimento econômico com respeito ao meio ambiente.
De acordo com Cheida, que será também o presidente do futuro Conselho de Meio Ambiente, conforme foi aprovado na conferência, os resultados foram debatidos e decididos por representantes de todos os setores da comunidade. ‘‘Participaram lideranças de bairros, distritos, institutos de pesquisas, entidades patronais e universidades. Isso deixou todos entusiasmados para desenvolver as tarefas necessárias’’, comentou Cheida.
Segundo Cheida, os próximos passos dos conselheiros eleitos serão a aprovação do regimento interno de funcionamento do conselho, a elaboração de uma cartilha com as resoluções da conferência e a busca de parcerias com ONGs e iniciativa privada para o desenvolvimento das atividades de recuperação e manutenção do meio ambiente. Dentro do conselho serão instaladas câmaras técnicas setorizadas, para sistematizar e orientar o desenvolvimento dos trabalhos.

mockup