Condutores são os maiores culpados
Um levantamento realizado pela Companhia de Trânsito de Londrina (Ciatran) apontou que as três principais causas de acidentes na cidade, em janeiro, envolveram a ação direta do motorista. Mais de 25% das ocorrências foram resultado da falta de atenção do condutor, 24,5% dos motoristas não mantiveram distância do veículo da frente e 23,5% dos londrinenses avançaram a preferencial.
Para o sargento Edivaldo Lopes, da Ciatran, o motivo de tanto descontrole é a pressa. ''Os acidentes têm diminuido, mas são maiores os números de mortos e feridos'', assinala. Segundo ele, Londrina perde apenas para Curitiba quando o assunto é violência no trânsito.
Há três anos, o número de acidentes na cidade superava 6,3 mil. Em 2005, o índice caiu para pouco mais de 6,1 mil e no ano passado somou 5,5 mil ocorrências. Só em janeiro deste ano, a Ciatran registrou 407 acidentes, que deixaram 212 feridos e dois mortos. ''Em 2006 foram registradas 77 mortes no trânsito, três a mais que no ano anterior'', reforça Lopes.
Segundo Lopes, a Ciatran realiza, diariamente, blitze pelas vias mais trafegadas da cidade. Em média, de 20 a 30 veículos são autuados por dia, conforme afirma Lopes.
Para ele, o excesso praticado pelos motoristas pode ser amenizado com a conscientização da população. ''Nos adultos, as falhas já estão arraigadas, por isso é preciso pensar numa política de longo prazo, ensinando as crianças.''
Outra medida é divulgar para a população o fato de o motorista ainda ser o principal problema do trânsito. ''Só assim ele começará a guiar com mais cuidado e estará mais atento ao que acontece ao seu redor.''
Para Fabio Theophilo, o tripé educação, punição e prevenção é a solução para a melhora do trânsito. ''A nossa geração é considerada 'perdida', só aprende com punição. Mas os jovens têm outra consciência.'' (M.G.)





