Condomínio embargado apresenta defesa à Sema
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 13 de outubro de 2009
Fernanda Borges<BR> Reportagem Local 
Depois de ter parte do condomínio Euro Royal embargado pela Secretaria Municipal do Ambiente (Sema), a empresa Teixeira Holzmann, responsável pelo empreendimento, apresentou defesa à autarquia e espera poder retomar as obras em breve. O condomínio, localizado próximo ao Shopping Catuaí, na Gleba Palhano (Zona Sul de Londrina), foi multado por crime ambiental e teve as obras suspensas no dia 30 de setembro por técnicos da Sema que apontaram problemas como corte de árvores e irregularidades onde, segundo o órgão, há presença de minas de água.
Segundo o secretário da Sema, Carlos Levy, as irregularidades foram verificadas no final do mês pessado quando membros do Conselho do Meio Ambiente e Ministério Público realizavam uma vistoria nas proximidades do condomínio. Eles avistaram áreas de declividade, onde brotam minas, e aterramento, por isso foi solicitado à Sema uma avaliação do local e então constatou-se que realmente aquela área não poderia ser mexida, disse.
Ainda segundo Levy, foi por conta dessa avaliação que houve o embargo, ou seja, a suspensão das obras até que todos os documentos do empreendimento passem por novas análises.
O diretor da Teixeira Holzmann, Marcos Holzmann, disse à reportagem da FOLHA que a área já tinha sido vistoriada pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) que concedeu uma licença de instalação ao empreendimento. Foi recomendado, inclusive, que tirássemos algumas árvores para um novo plantio e é o que estamos fazendo. Fazem dias que estamos com as obras paradas por causa do excesso de chuvas, mas já apresentamos a defesa e esperamos que isso seja resolvido em breve, disse.
A FOLHA não conseguiu falar com o superintendente do IAP em Londrina, Roberto Gonçalves, que estava numa reunião em Rolândia, porém, Levy explicou que a documentação é aprovada em conjunto com a Sema. Ainda segundo Marcos Holzmann, a empresa conta com um histórico de preocupação com o meio ambiente e lamenta o que está acontecendo. Acho que houve uma precipitação porque temos toda a documentação. Nossa empresa já plantou mais de 35 mil árvores e atuamos sempre levando em conta nosso princípio ambiental, argumentou.


