A Prefeitura de Arapongas estima promover em até 45 dias um concurso público que irá contratar novos servidores municipais. Segundo o prefeito da cidade, Sérgio Onofre (PSC), o principal objetivo é preencher vagas deixadas nas secretarias de Saúde e Educação, pastas que acumulam o maior número de aposentadorias. No total, a administração tem duas mil pessoas que não trabalham mais no serviço público. "Muitos se aposentaram recentemente por causa da reforma da Previdência, que, apesar de ainda estar sendo discutida no Senado, causou receio em quem não queria ficar mais tempo contribuindo", explicou.

Imagem ilustrativa da imagem Concurso público da Prefeitura de Arapongas deve ser realizado em novembro
| Foto: Reprodução/Prefeitura de Arapongas

O certame também vai reservar sete vagas para guardas municipais. Atualmente, a corporação tem 83 agentes. "Precisamos repor as vagas que estão faltando. Isso aconteceu porque muitos passaram em outros concuros, inclusive de outros estados. O prazo de chamamento será de dois anos, com possibilidade de prorrogar pelo mesmo período. Estipulamos esse tempo porque a admissão desse tipo de servidor é diferente do restante. Eles passam por um treinamento, aprendem a manusear as armas, ou seja, um processo que demora até seis meses", observou Onofre.

No Diário Oficial da última terça-feira (24), uma comissão especial com cinco GMs foi implantada para cuidar do teste. Segundo o prefeito, ainda não foi definida qual empresa será responsável por elaborar as provas, muito menos a quantidade exata de trabalhadores que serão contratados. "Como os maiores gargalos são nas áreas de saúde e educação, pretendemos convocar professores, médicos e técnicos de enfermagem.

No total, a Prefeitura de Arapongas possui 3.051 servidores.