Arregaçar as mangas e melhorar o espaço sem esperar a ação do poder público. Esta é a proposta da ANB (Associação dos Nove Bairros) e Coletivo.Gaveta na revitalização da praça do jardim Alvorada (zona oeste). Moradores da região reuniram-se neste sábado (15) para discutir projeto que mais se adeque ao perfil do bairro.

"A praça é a menina dos nossos olhos. Nós reativamos a associação em 2017 com o objetivo principal de olhar com mais cuidado para ela. A partir disso, buscamos o auxílio de arquitetas da UEL (Universidade Estadual de Londrina) que pudessem contribuir, mas que funcionasse de uma forma que a comunidade fosse participar", explica Euclides Correia, terceiro presidente da ANB.

Para isso, as arquitetas e pesquisadoras Caroline Bertachi e Gabriela Fernandes, do Coletivo.Gaveta, se voluntariaram para implantar sistema já aplicado por aluna da UEL. "Nós adotamos a metodologia de processo colaborativo para que o projeto saia do papel considerando a praticidade, o objetivo, entender o que os moradores querem, revitalizar e dar novos usos ao local, mas que continue como praça", explica Bertachi.

Para isso, a primeira oficina estimulou a criatividade dos moradores para que eles pudessem pensar o local como um espaço próprio, de múltiplas formas, e não só como o modelo que já conheciam. "É preciso engajar a comunidade, porque se ela dá ideias, ela ocupa melhor e faz com que o espaço seja mais bem aproveitado", afirma Fernandes.

Neste processo, há a coleta de ideias, levantamento de prioridades, olhar técnico para oferecer propostas viáveis que estejam de acordo com as realidades financeira e física e eleição do projeto. Tudo sem que a praça perca identidade.

Com o projeto finalizado, a intenção é que os moradores tenham o documento para que busquem incentivo da iniciativa privada e então inserir ao programa Boa Praça, da Prefeitura Municipal de Londrina.

"É preciso ocupar espaços públicos, porque o londrinense está ficando para dentro de casa. Não dá para só esperar do poder público e o fato de nos envolvermos, vai fazer com que cuidemos melhor", prevê Correia.

EXPECTATIVA
Presentes na reunião de votação de projetos para a praça neste sábado (15), moradores contam o que desejam para o local. "Acho que a gente precisa aproveitar mais o espaço, tem muita grama e não tem manutenção, então as crianças acabam sem local para brincar. Aqui é uma região que tem muita movimentação, então espero que façamos uma coisa bacana, principalmente para as crianças", afirma a dona de casa Elizabethi Yoshida, 47, moradora do Jardim Alvorada (oeste).

Giovana Spadini, 42, tem dois filhos e estava pela primeira vez em contato com o processo de revitalização. "Meu maior interesse é que tenha mais locais para as crianças e que a execução ocorra com a menor intervenção possível, principalmente na questão das árvores. Todo mundo quer sombra e água fresca", brinca a professora de artes.

Equipamentos e espaços para o público infantil foi a maior demanda levantada, seguidos de investimento em área esportiva e de permanência. "Acho ótimo ter esse encontro e ver a população participando. Quando a população participa, ela cuida melhor", afirma Spadini.

Nove bairros fazem parte desta organização: jardins Alvorada, Champagnat, San Remo, Campo Belo, Hedy, Veraliz, Bancários, Coroados e Sumaré, todos localizados na zona oeste de Londrina.