Alexandre Sanches
De Londrina
Com apresentação musical, distribuição de panfletos e discursos, o Conselho Comunitário da Zona Leste de Londrina lançou ontem, no calçadão, a campanha Abrace Londrina com Segurança. O evento tem o apoio de entidades como prefeitura, Universidade Estadual de Londrina, Arquidiocese e Conselho de Pastores Evangélicos, e cobra maior participação da comunidade na discussão sobre segurança.
O presidente do Conselho Comunitário da Zona Leste, Geraldino Batista do Nascimento, disse que há necessidade de formar uma polícia comunitária. ‘‘O cidadão passa a ser parceiro da polícia, informando o que acontece no seu bairro. Também busca melhores condições para o policiamento’’, ressaltou.
Ele garantiu que, na zona leste, a comunidade já está faz esta interação com a polícia, inclusive ajudando na manutenção de veículos da Polícia Militar. Antes desta campanha, Nascimento alegou ter chamado o Conselho Comunitário de Segurança de Londrina e o comando do 5º Batalhão da Polícia Militar para uma reunião, porém, não houve êxito.
Esta campanha está sendo desenvolvida paralela à ‘‘Londrina exige o fim da violência’’, promovida pelos meios de comunicação e entidades organizadas do município, exigindo o aparelhamento das polícias e a conclusão da Cadeia Pública. ‘‘Vamos reforçar esta campanha. Já estamos entrando em entendimento para que as duas caminhem juntas’’, afirmou.
Durante o evento foi divulgado o número de uma conta bancária para receber doações que vão ajudar na manutenção das polícias. ‘‘Eu sei que já pagamos impostos. Mas temos que fazer ainda mais. Mensalmente prestaremos contas à comunidade e os recursos serão usados em todas as regiões de Londrina’’, garantiu. Quem quiser ajudar na campanha, mesmo com R$ 1,00, pode depositar na conta 4.000-0, agência 0394, Caixa Econômica Federal.

mockup