Da Redação
Com a ajuda de uma família de origem mineira – os Dutra – o município de Ribeirão do Pinhal (57 km a oeste de Jacarezinho) mantém viva a tradição da Folia de Reis. Ontem, 500 descendentes vindos de São Paulo, Mato Grosso e de várias regiões do Paraná se juntaram a mais 2,5 mil pessoas da região para festejar a data. A entrada foi gratuita.
O encontro cresce a cada edição e se realizou pelo 61º ano consecutivo. Foi patrocinado pelos integrantes da família, que doaram carneiros, leitoas, frangos e bois para um almoço festivo, servido no barracão comunitário. No total, foram consumidos 1,5 tonelada de carne. ‘‘É uma alegria muito grande estarmos reunidos com a maioria dos nossos familiares. Só na cozinha são 20 cozinheiras, todas parentes’’, conta Jacir Dutra, um dos organizadores da festa.
Os Dutra estão em Ribeirão do Pinhal há seis gerações. Em 1940, o patriarca José Dutra se instalou na Fazenda Conceição, que depois veio a se transformar na comunidade rural Jacutinga. Os festejos de reis servem como agradecimento à prosperidade.