A UBS (Unidade Básica de Saúde) da Usina Três Bocas não vai atender a comunidade do patrimônio rural de Londrina ao menos durante esta segunda-feira (13). As chuvas da madrugada de sábado (11) ocasionaram o desmoronamento de estruturas situadas ao redor do prédio — derrubando, inclusive, uma edificação de muro.

O ponto prejudicado encontra-se em obras desde janeiro. A iniciativa, calculada em R$ 292.487,52, tem sido executada por uma empresa contratada pela Prefeitura de Londrina. O intuito é facilitar a rotina de usuários com mobilidade reduzida. Entre as intervenções, estão a implantação de rampa de acessibilidade, piso tátil, guarda-corpo e corrimão, além de troca da rede de iluminação.

“Houve, provavelmente, uma infiltração pela parte de cima, onde está a antiga escola e a UBS, e acabou infiltrando água no barranco”, apontou o secretário de Obras do município, João Verçosa, em visita ao local no sábado.

“Aparentemente, não tem nenhum problema estrutural, mas ela [a UBS] está muito próxima do barranco. Então, nós vamos garantir a segurança fazendo a interdição”, afirmou Verçosa. A Defesa Civil de Londrina, subordinada à Secretaria de Defesa Social da cidade, também esteve na unidade e corroborou com a medida.

Empreiteira já acumula notificações

Verçosa prometeu que, apesar de anteriormente ter colocado lonas no canteiro de obras para evitar o encharcamento do solo, a empreiteira responsável pelo trabalho será notificada para tomar providências urgentes, tais como o escoramento do talude. De acordo com o secretário, a contratada já acumula nessas semanas de trabalho um histórico desfavorável de quatro notificações e nenhuma medição da obra.

Atendimentos devem ir para escola

Enquanto o problema não é resolvido, a Secretaria de Saúde de Londrina vai recorrer ao prédio ao lado, onde funcionava uma escola municipal, para abrigar de forma provisória o serviço prestado pela UBS aos moradores do Patrimônio Três Bocas.

“Vamos tentar transferir o atendimento da unidade, a partir da terça-feira, para a escola ao lado, que não está sendo utilizada no momento. Já fiz contato com a secretária [de Educação de Londrina], Maria Tereza [Paschoal], para a gente usar temporariamente esse espaço”, disse o titular da Saúde, Felippe Machado.

Com informações do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina

****

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.