Comunidade chora morte de 'fundador'
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 01 de julho de 2004
Luciano Augusto<br>Reportagem Local 
A comunidade do Jardim Nova Conquista (Zona Leste de Londrina) está mais triste. Na tarde de ontem, o catador de papel José Ramos, de 57 anos, foi encontrado morto em casa, vítima de um provável ataque cardiáco. Ele não tinha bens materiais, não era líder de nada, não distribuía presentes nem vantagens mas, apenas com sua simplicidade, conseguiu ganhar a simpatia e carinho da pequena comunidade.
Segundo a vizinha e amiga Maria do Rosário Lourenço Silva, 43 anos, Ramos chegou por lá há pelo menos 11 anos e foi uma das primeiras pessoas a fixarem residência no bairro. Família o catador dizia que não tinha. ''Ele falava que era do trecho (andarilho)'', comentou a dona-de-casa. Sem ter lugar para morar, o marido de Maria do Rosário construiu um pequeno barraquinho de apenas um cômodo para que ele pudesse viver com a esposa, na Rua Antônio Luciano. ''A esposa dele faleceu mais ou menos há uns três anos, do mesmo jeito que ele'', lamentou.
A vizinhança também lhe dava alimentação e sempre procurava saber como ele estava. ''Era uma pessoa muito querida e todo mundo aqui se preocupava com ele'', relembrou Maria do Rosário. Anteontem, ela disse que conversou com ele pela última vez. Ramos teria reclamado de tonturas e dormência pelo corpo. ''Meu marido ainda falou para ele procurar um médico mas ele disse que tinha medo'', observou a amiga. Hoje pela manhã, ele ainda foi visto caminhando pelo quintal. No início da tarde, um adolescente da vizinhança ainda teria conversado com ele, que aparentava estar mais debilitado.
O soldado Gomes, da Polícia Militar, relatou que o corpo estava caído de costas. Segundo o policial, não havia nenhum sinal de violência pelo corpo ou nos arredores. O corpo de Ramos foi encaminhado para o Instituto Médico-Legal (IML), onde ficará aguardando o reconhecimento por algum familiar.


