Cansada de esperar pela ação do poder público, a comunidade do Jardim Monte Sião (Zona Norte de Londrina) decidiu botar a mão na massa, ou melhor, no mato, para resolver o problema da falta de roçagem e de limpeza em terrenos baldios do bairro. Amanhã os moradores se reúnem para um mutirão. A expectativa dos organizadores é que a maioria das 60 famílias que vivem na área participe.
''Na última vez, limparam a avenida aqui perto, mas não chegaram aqui embaixo. A gente até deu a idéia de que eles paguem a caçamba que nós mesmos fazemos a limpeza'', afirmou a presidente da Associação de Moradores Selma de Assis. Os moradores não descartam a idéia de organizar um protesto para chamar a atenção das autoridades.
Também integrante da diretoria da associação, Ivani Ferreira Bonfati, 55 anos, lamenta a situação de ''abandono'' e diz que, com o acúmulo de entulho nas ruas, é comum encontrar animais peçonhentos e insetos dentro das casas. ''A gente ainda cuida, mas tem gente que deixa o quintal abandonado. Também tem muito lixo e mato nas ruas. Já tem vizinho que matou cobra dentro de casa. Aranha também aparece sempre'', relatou.
Selma de Assis comentou ainda que a associação está organizando uma festa junina. Além da diversão, o objetivo é arrecadar dinheiro para ajudar na manutenção da limpeza do bairro.
O diretor de Operações da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), Marcelo Barreto, disse que a região vai entrar no cronograma do órgão e o serviço deverá ser feito nos próximos 20 a 30 dias. ''O problema é que a educação do povo está precária e há muito despejo irregular'', declarou. Ele acrescentou que as denúncias podem ser feitas na CMTU, pelo 3379-7900, ou na Secretaria Municipal do Ambiente, 3341-9660.

mockup