Para algumas pessoas a queima de fogos da virada do ano representa alegria e diversão, mas para os pets é sinônimo de medo, ansiedade e muito incômodo. A médica veterinária Mariana Ferreira de Almeida explica que a audição apurada dos cachorros é um dos fatores que fazem com eles sintam medo dos foguetes. "Os cães escutam muito mais que os seres humanos, cerca de seis vezes mais. Portanto, eles possuem uma hipersensibilidade o que causa desconforto e medo".

Imagem ilustrativa da imagem Como proteger o pet do barulho dos fogos de artifício
| Foto: iStock

O medo dos fogos serve para todos os animais, de um modo geral. A professora ressalta que os gatos conseguem disfarçar melhor, mas eles também se assustam e procuram abrigos para se esconder. E ela alerta que os fogos podem trazer graves problemas para a saúde deles. "O som emitido pelas explosões assusta todos os pets e durante o susto eles acabam liberando uma quantidade considerável de catecolaminas, que produzem uma série de alterações fisiológicas, como o aumento da frequência cardíaca e respiratória dos pets. Em animais cardiopatas e com doenças pulmonares, pode levar a uma parada cardiorrespiratória", alerta Almeida, coordenadora do curso de medicina veterinária da Unopar.

AMBIENTE CALMO

Para amenizar os transtornos causados pelo barulho é importante que os tutores adotem alguns cuidados para preservar a saúde dos pets. "O ideal é manter o pet em um ambiente calmo dentro de casa com portas e janelas fechadas, isso ajuda a reduzir a abafar o som externo. Coloque sons relaxantes ou até mesmo ligue a televisão, pois isso irá auxiliar a abafar os barulhos causados pelos fogos", elenca.

Ela também explica que o guardião deve se preparar emocionalmente para dar o suporte necessário para o pet e manter a calma. "É fundamental o tutor não demonstrar ansiedade para os animais e criar um ambiente calmo e tranquilo, pois o desespero transmitido pelo dono pode influenciar nas crises de pânico nos pets".

A utilização de florais também é uma alternativa para amenizar o sofrimento dos bichinhos. Caso opte por essa alternativa, esclareça todas as suas dúvidas com um veterinário antes de fazer a compra.

Imagem ilustrativa da imagem Como proteger o pet do barulho dos fogos de artifício
| Foto: Folha Arte

COMO DENUNCIAR

Em Londrina, o decreto municipal n° 1.642 proíbe a soltura de rojões ou fogos de artifício com estampido ou estouro. Denúncias podem ser feitas à Sema (secretaria municipal do Ambiente) pelo WhatsApp (43) 9 9994-1721, em qualquer dia e horário, ou para a Gerência de Fiscalização - fone (43) 3372-4770, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h.

A Guarda Municipal de Londrina também pode ser acionada pelo fone da Central de Emergência (153) ou pelo aplicativo 153 Cidadão, disponível para aparelhos Android e iOS.

A proibição dos artefatos com barulhos é uma medida que visa impedir a poluição sonora; proteger os animais, domésticos ou não, dos efeitos nocivos provocados pelos estampidos; bem como poupar desses mesmos incômodos os pacientes hospitalizados, acamados e pessoas com hipersensibilidade auditiva, incluindo Transtorno do Espectro Autista. (Com informações da Unopar e N.Com)

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1