Imagem ilustrativa da imagem Como fica o atendimento do HV da UEL durante o recesso
| Foto: Marcos Zanutto - 27-12-2018

O Hospital Veterinário da UEL (Universidade Estadual de Londrina (UEL) manterá o atendimento 24h durante o recesso universitário (21 de dezembro a 6 de janeiro), mas somente para casos de urgência e emergência. Nos últimos meses, o atendimento do hospital já foi direcionado para esses casos, por causa da pandemia de Covid-19.

A diretora superintendente do HV, professora Regina Mitsuka Bregano, explica que a urgência e a emergência são caracterizadas para casos em que há risco de morte. “Como [em caso de] atropelamento, convulsões, perda da consciência, intoxicação, picada de animais peçonhentos, hemorragia grave, parada cardiorrespiratória, obstrução uretral, vômito e diarreia intensos com desidratação, parto distócico e piometra.”

A equipe do HV atende animais de estimação como cães e gatos, e também animais de grande porte, como equinos, bovinos e ovinos. “Não atendemos animais silvestres”, lembra Bregano.O atendimento é realizado pelos professores plantonistas e médicos veterinários residentes.

Para evitar a propagação do novo coronavírus, o HV implantou algumas medidas. É recomendado que idosos, gestantes, pessoas com doenças crônicas não acompanhem os animais para atendimento; que seja mantida a distância mínima de 1,5 metro entre as pessoas; é permitida a presença de uma pessoa, na sala de espera e ambulatórios, por animal; é proibida a presença de criança; e não é realizado o atendimento ao animal se o proprietário estiver sem máscara. (Com informações da Agência UEL)

SERVIÇO - O Hospital Veterinário fica no Campus Universitário, no CCA, e a entrada em dias da semana pode ser feita pela portaria da Cidade Universitária. Desde novembro último, o acesso ao campus – nos finais de semana e feriado – é feito exclusivamente pela avenida Castelo Branco, como medida para a melhoria da segurança interna. O telefone de contato do HV é (43) 3371-4269 e os e-mails: [email protected] e [email protected].