A secretaria de Educação de Londrina realiza uma pesquisa para saber como está a saúde das crianças da rede municipal. O projeto “Como você está?” teve início na segunda-feira (23) e pretende avaliar todos os alunos do P4 ao 5º ano, das escolas municipais e dos Centros Municipais de Educação Infantil.

Devido à pandemia, alunos permaneceram muito tempo com aulas remotas e agora estão retornando às atividades presenciais
Devido à pandemia, alunos permaneceram muito tempo com aulas remotas e agora estão retornando às atividades presenciais | Foto: Gustavo Carneiro - Grupo Folha

A intenção é avaliar como está o controle da obesidade infantil nos 37.484 alunos do P4 ao 5º ano e realizar o teste de acuidade visual nos 28.350 estudantes do 1º ao 5º ano. Isso porque muitas crianças podem ter doenças visuais ou sofram com a obesidade infantil e desconheçam isso. “Essa ação é exatamente para sabermos o que precisamos fazer, a partir de agora, para cuidarmos das nossas crianças. Por isso, vamos analisar como elas estão de saúde, se emagreceram ou engordaram, se precisam usar óculos de grau ou não, entre outros pontos. Nós queremos saber como foi esse momento de pandemia (de coronavírus) para elas, além do aprendizado”, explicou a secretária de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes.

Os professores, responsáveis pela aplicação de testes simples de acuidade visual, passaram por uma orientação dada pelos médicos do Hoftalon (Hospital de Olhos), que é parceiro da secretaria. Os educadores verificam se os alunos têm algum grau de dificuldade na leitura dependendo da distância e do tamanho das letras. As crianças que apresentam dificuldades nesse teste serão encaminhados a uma consulta com equipe do Hospital de Olhos.

A consulta médica especializada acontecerá neste sábado (28), das 8h às 12h, no pátio do Boulevard Londrina Shopping, na zona leste. No local, estará montada uma tenda de uma ótica e uma carreta, emprestada por uma ONG da Alemanha, contendo quatro consultórios oftalmológicos. Na oportunidade, 70 alunos triados pelas professoras da rede municipal serão avaliados pelos médicos. Eles passarão por consulta e exames clínicos e, constatada a necessidade, receberão um óculos com armação e o grau adequados a sua deficiência. Tudo isso gratuitamente.

AVALIAÇÃO ANTROPOMÉTRICA

Os professores de educação física estão realizando a avaliação antropométrica dos alunos, que considera um conjunto de medidas primárias e secundárias, para investigar o estado nutricional deles e diagnosticar possíveis riscos de doenças cardíacas. São considerados o peso, a altura e o IMC (Índice de Massa Corporal) ideal para cada faixa etária. Caso o estudante esteja fora das medidas esperadas para sua idade, a própria escola fará o encaminhamento para a rede de serviços municipais, via Unidade Básica de Saúde.

“Devido à pandemia, nossos alunos permaneceram bastante tempo com aulas remotas. Agora, eles estão retornando às atividades presenciais e queremos saber como eles estão, tanto na questão da saúde, quanto da aprendizagem e da parte pedagógica”, explicou a gerente de Educação Especial da secretaria de Educação, Cristiane Sola.

Tanto os testes de acuidade visual, quanto a avaliação antropométrica prosseguirão durante as próximas semanas. A equipe da Gerência de Educação Especial, juntamente às professoras das salas de recursos, estão disponíveis para ajudar na avaliação dos alunos, por meio de orientações e encaminhamentos que se fizerem necessários. (Com informações do N.Com)

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1