O Comitê dos Jogos Mundiais da Natureza definiu ontem em Foz do Iguaçu as tarefas das 14 prefeituras que compõem a Costa Oeste e que estarão envolvidos nas competições. Entre hoje e amanhã, uma caravana composta por técnicos e representantes das cidades vão percorrer os municípios para levantar a infra-estrutura de cada local onde serão realizadas as provas.
Durante o encontro, os prefeitos dos municípios mostraram preocupação com a falta de obras em seus municípios para para receber atletas, pessoal técnico e de apoio. Segundo a coordenadora de Infra-estrutura dos Jogos Mundiais da Natureza, Maria Helena Paranhos, nessa primeira etapa o governo do Estado vai bancar apenas as obras básicas para as competições.
De acordo com o comitê, as obras imediatas são as da base náutica, onde serão desenvolvidas as provas de canoagem, pesca, rafting e vela. Amanhã, os prefeitos terão uma audiência com o secretário de Esportes e Turismo, Osvaldo Luiz magalhães dos Santos, em Cascavel. ‘‘As maiores obras virão a médio e longo prazos com o projeto Costa Oeste. Para as competições, serão aproveitadas as estruturas existentes. O mais importante, de acordo com a filosofia dos jogos, é a natureza, que já foi feita por Deus’’, adiantou a coordenadora. Ela aproveitou para pedir que que as prefeituras façam empenho para desenvolver projetos de paisagismo e mudança no aspecto visual.
Segundo a coordenação dos jogos, os melhores atletas do ranking mundial em várias modalidades já confirmaram presença na competição. Ao todo, serão 12 modalidades de esportes aéreos, aquáticos e terrestres que serão disputados em todas as cidades que compõem a Costa Oeste.

mockup