Na tentativa de diminuir o alto índice de criminalidade registrado nas últimas semanas em Foz do Iguaçu, um comitê formado por 12 órgãos de segurança está realizando diariamente operações em diversos pontos da cidade para combater a violência.
No final de maio, 54 presos fugiram da Cadeia Pública, no bairro Três Lagoas. Um dos principais objetivos do comitê é recapturar os fugitivos, a maioria assaltantes.
Integram o Comitê Municipal de Segurança as polícias Civil, Federal, Militar, Florestal, Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Receita Federal, Exército, Aeronáutica, Marinha e Segurança da Usina Hidrelétrica de Itaipu.Do total de fugitivos, até ontem, apenas 16 haviam sido recapturados pela polícia. Depois da fuga, o número de assaltos aumentou na cidade.
O comitê esteve reunido com o diretor do Fórum Marcelo Gobbo Dalla Déa e com a Promotoria da República para pedir apoio. Durante o encontro ficou acertado que o Ministério Público vai designar um promotor para acompanhar o comitê nas operações para coibir a criminalidade.
Segundo o delegado Altino Remy Gubert Junior, presidente do comitê, as operações serão realizadas 24 horas por dia. ‘‘Teremos duas equipes de 24 pessoas por período. A nossa meta é recapturar os fugitivos para que a cidade possa ter um pouco mais de tranquilidade. Assim que eles forem recapturados temos certeza que o alto índice de violência registrado nos últimos dias vai diminuir’’, disse.
Somente no último final de semana dois hotéis e uma churrascaria foram assaltados em Foz do Iguaçu. Um dos fugitivos mais perigosos é Wanderlei Salazar, o ‘‘Chocolate’’, que foi recapturado no final de semana em Ciudad del Este, no Paraguai. Ele é acusado de participar de vários assaltos em estabelecimentos comerciais da cidade.

mockup