Comércio de carne sem inspeção é combatido
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 27 de junho de 1997
Edna Mendes Guarapuava 
A Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento e Secretaria Municipal de Agricultura de Guarapuava promoveram aonteontem, no Centro Agropecuário Municipal, uma reunião com cerca de 300 comerciantes varejistas de produtos de origem animal e proprietários de abatedouros. Eles discutiram o controle do comércio clandestino de carnes na região.
Os promotores de Justiça Arion Rolim Pereira e Ciro Expedito Scheraiber, do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Defesa do Consumidor, também participaram do encontro. Nos últimos meses foi constatado em Guarapuava uma queda de 50% no consumo de produtos de origem animal inspecionados e o aumento da incidência de neurocisticercose (doença desenvolvida no cérebro causada por consumo de carne contaminada com o ovo da solitária).
Em Guarapuava existe um abatedouro com inspeção municipal e quatro com inspeção estadual. A conclusão de que aumentou o consumo de carne clandestina é porque houve queda nas vendas de carne inspecionada sem ter sido registrada diferença no total de consumo.
Dados divulgados no 1º Fórum Paranaense de Neurocisticercose mostram que de mil exames tomográficos cerebrais realizados na população do município, entre 1994 e 1996, cerca de 20% tinham a doença.
Segundo o promotor Arion Rolim Pereira, o objetivo do encontro é conscientizar os comerciantes do ramo que eles têm que se adequar. A finalidade é proteger a saúde da população. As pessoas, ao comprar produtos de origem animal, têm que aprender a verificar se eles são inspecionados, disse. Pereira afirmou que cerca de 45% dos produtos de origem animal consumidos em Guarapuava são clandestinos.
Oficialmente, são abatidos 500 bovinos e 700 suínos por mês no município. Número considerado muito baixo pelo Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Defesa do Consumidor.
Campanha Enquanto aguarda o repasse de 500 mil comprimidos de Mebendazol (medicamento usado para combater a cisticercose), a Secretaria Municipal de Saúde realiza campanha de conscientização para combater a cisticercose. Estão sendo realizadas palestras nas escolas da rede municipal. Por enquanto, a Saúde possui apenas a metade do medicamento necessário para a campanha. O início da Campanha de Combate a Solitária está previsto para agosto.


