Comércio conquista os de baixa renda. E festeja as vendas
PUBLICAÇÃO
domingo, 22 de dezembro de 1996
Da Redação e da Sucursal de Curitiba 
As vendas deste final de ano estão causando divergências entre dirigentes sindicais e lojistas de Londrina. Os primeiros apontam para um crescimento médio de cerca de 20% em relação a dezembro do ano passado. Lojistas garantem que as vendas deste ano estão iguais ou até mais fracas do que no Natal passado.
O presidente licenciado do Sindicato do Comércio Varejista de Londrina, Igarassu Louzada, está empolgado com o movimento, embora esperasse resultado adverso. Antes das festas de final de ano, aconteceram vendas volumosas a prazo de 18 a 24 meses, diz Louzada. Temia pela falta de dinheiro, que houvesse um comprometimento muito grande dos salários e do 13º. Mas não aconteceu isso. Segundo ele, as vendas estão muito boas, em média 20% a mais comparando com dezembro do ano passado, um número muito além das expectativas. Para Louzada, a volta dos consumidores de baixa renda para o comércio - Isto é auspicioso - é a responsável pelo sucesso das vendas.
Já o comerciante Rachid Zabian, embora com a loja entupida de gente, tem opinião oposta à do dirigente sindical. Ele nega aumento de 20% das vendas em relação ao ano passado. Este é um Natal normal, sem nada de excepcional. Não houve aquecimento em nenhum setor, destaca Zabian, lembrando que o não pagamento do 13º salário por parte das diversas empresas - e, principalmente, dos servidores municipais - prejudicou muito o comércio.
O comércio de rua de Londrina abre neste domingo das 9 às 18 horas. E o shopping Catuaí, das 10 às 20 horas. Ontem, no Calçadão e rua Sergipe, era intenso o movimento de pessoas, principalmente trabalhadores e donas de casa da periferia, num entre-e-sai contínuo, pesquisando e trocando idéias sobre preços.
Paciência e disposição por parte dos consumidores que deixaram as compras para a última hora; otimismo dos lojistas, animados com o movimento recorde no final de semana. É o retrato do comércio em Curitiba nos últimos dias antes do Natal. O shopping Mueller deve fechar o mês com crescimento real entre 6% e 12% nas vendas. Hoje, os principais shoppings da cidade abrem das 10 às 22 horas.


