Comerciantes não querem EstaR
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 29 de julho de 1998
Eledovino Bassetto Junior 
A Associação Comercial e Industrial de Campo Largo (Acicla) está liderando a reação dos comerciantes da cidade contra a proposta de implantação de estacionamento regulamentado (EstaR) nas ruas da cidade. O prefeito Newton Puppi está autorizado pela Câmara Municipal a baixar portaria criando o EstaR em Campo Largo, mas está sofrendo críticas dos comerciantes, que dizem não ver vantagem na cobrança pelo estacionamento em via pública.
Ontem o presidente da Acicla, Alcion Bubniak, disse que a diretoria da entidade vai inteira ao gabinete do prefeito, para pressioná-lo a desistir da idéia. Nós achamos que pelo número de funcionários que tem a prefeitura, ela poderia disponibilizar seis pessoas para fiscalizar o estacionamento rotativo, sem cobrar pela utilização da via pública, disse Bubniak.
A idéia de cobrar o estacionamento foi do vereador Pedro Mosko. E desde que foi cogitada gerou reações dos comerciantes. Para o presidente da Acicla, Campo Largo e as outras cidades da Região Metropolitana têm sofrido sistematicamente a concorrência do comércio da capital. Ainda mais agora, com o Ligeirinho, podemos ter uma diminuição ainda maior no movimento, diz o empresário, preocupado com a facilidade que a população terá para se deslocar até Curitiba para fazer compras. Para ele, a cobrança de EstaR será um motivo a mais para desaquecer a economia de Campo Largo. As cidades da Região Metropolitana vivem um momento muito difícil, porque se dá muita atenção para o comércio de Curitiba, que tem condições de anunciar na TV, enquanto o pequeno comerciante de Campo Largo está assistindo seus clientes irem embora, se queixa ele.
O prefeito Newton Puppi foi procurado pela Folha, mas estava em reunião com diretores da Chrysler e não retornou as ligações até o fim da tarde.


