Os comerciantes do litoral estão com expectativas otimistas para esta temporada. Em Guaratuba, onde o movimento chega a atingir 300 mil pessoas na virada do ano, a Associação Comercial e Industrial do município, integrada por 600 lojistas, quer incrementar as atividades com programações esportivas e de lazer.
‘‘Este ano teremos diversos eventos que serão transmitidos por uma emissora de televisão e isso será bom para todos nós’’, comentou Nelson de Souza, 35 anos. Ele mantém uma loja de utilidades na praça central da cidade e acredita que essa divulgação impulsionará seus negócios.
Com a mudança no comando da prefeitura, os comerciantes esperam uma reunião com o prefeito eleito, José Ananias dos Santos (PMDB). Segundo a secretária municipal do Esporte e Turismo, Denise Rangel, 37 anos, o Fundo Municipal do Turismo, criado em 99 e que na mais recente temporada rendeu R$ 32 mil, será herdado pelo prefeito eleito. ‘‘Resolvemos cobrar taxas de alvará para as promoções de eventos, shows e uso dos equipamentos urbanos, pois é uma forma de fomentar o turismo na região’’, disse Denise.
Para Edmilson Duarte Amorim, 37 anos, comerciante há cinco anos, o feriado irá funcionar como um termômetro para a temporada. ‘‘Creio que o movimento será bom, pois temos boa infra-estrutura para atender o turista’’. Para transportar os turistas pela baía de Guaratuba, funcionam quatro balsas. (J.C.L)