Comerciantes devem ser multados
Londrina - Para tentar diminuir o risco de uma epidemia de dengue, várias ações estão sendo colocadas em prática em Londrina, como notificação dos imóveis irregulares, que pode gerar autos de infração com multas entre R$ 196 e R$ 19.619. Elson Belisário, supervisor do setor de Endemias, destaca que na próxima semana 50 processos referentes a estabelecimentos comerciais devem resultar em multa.
Também começou a aplicação de fumacê nos bairros onde foram encontrados focos e houve notificações, como Novo Amparo (zona leste), Vivi Xavier (zona norte), João Turquino (zona oeste), União da Vitória (sul) e Vila Marízia (centro). Os mutirões de limpeza irão priorizar fundos de vale e invasões, mas também alguns bairros.
Carlos Alberto Geirinhas, presidente da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização de Londrina (CMTU), explicou que o município está fazendo o possível para a capina e roçagem do mato, além do recolhimento do entulho. Segundo dados da CMTU, em novembro e dezembro do ano passado foram retirados 69 caminhões de lixo na região dos lagos Igapó, Norte, Cabrinha, barragem e aterro do Igapó.
Para limpeza de entulhos dos fundos de vale, ecopontos, escolas e cemitérios foram necessários 671 caminhões. Ele também destacou que as equipes responsáveis já estão trabalhando na capina e roçagem das áreas públicas e que os proprietários de terrenos particulares devem receber junto com o carnê do IPTU deste ano o custo da capina executada pelo município. No dois meses finais de 2013 foram limpos 351 terrenos particulares, segundo a companhia.
A Coordenadoria de Endemias também irá mudar um pouco o foco da campanha, ressaltando o risco de morte nos casos graves da doença. Um vídeo com várias fotos de pessoas com dengue, mostrando alguns dos sintomas, como as manchas pelo corpo, será usado nas ações educativas em escolas, empresas, Unidades Básicas de Saúde (UBSs), entre outros.
Teste rápido
Mara Alice Zanetti, diretora da Vigilância em Saúde, ressaltou que o uso do teste rápido para dengue, adotado há dois meses nas Unidades de Saúde de 16 e 24 horas, também trará mais celeridade nas ações de bloqueio, com aplicação do fumacê costal na região onde houver confirmação.
"Hoje fazemos bloqueio nas áreas com suspeitas e com o teste rápido podemos saber quem são os doentes. Quando se faz a sorologia, tem que ser no quarto ou quinto dia depois do início dos sintomas e depois esperar o resultado. Com isso perdemos tempo. Todas as UBSs deverão ter o teste rápido", afirmou o secretário municipal de Saúde, Mohamad El Kadri. (E.G.)





