Comerciante é preso por
vender veneno sem receita
A venda de produtos agrotóxicos sem o receituário agronômico levou à prisão o comerciante de insumos agrícolas Julio Cesar Emerenciano Porfírio, do município de Godoy Moreira (região central). Ele foi condenado a dois anos e três meses de prisão por vender produtos agrotóxicos sem a receita emitida por um profissional habilitado.
A pena, inédita no Brasil, foi decretada pelo juiz de São João do Ivaí, Evandro Luiz Camparoto. O comerciante foi condenado ainda a pagar multa de R$ 3,5 mil.
A adoção da pena foi decretada em função da morte por intoxicação do agricultor Lourival Barbosa de Góis, ocorrida em 1996. A denúncia foi encaminhada pela Secretaria da Agricultura e do Abastecimento ao Ministério Público, após a constatação que o agricultor morreu intoxicado em função da aplicação do inseticida Nuvacron-400, que foi vendido sem receituário.
O chefe de fiscalização do setor de receituário da Secretaria, Reinaldo Onofre Skalisz, alerta os comerciantes de insumos agrícolas que não vendam produtos agrotóxicos sem o receituário, sob pena de serem punidos com prisão e multa. Segundo o técnico, só este ano, 15 comerciantes já foram autuados pela venda de produtos sem receita. Skalisz explica que é através da receita que o agricultor recebe todas as informações técnicas sobre os cuidados que deve ter com o uso de produtos agrotóxicos.

mockup